Aplicação de conceitos da psicologia cognitiva na construção de automatismos na leitura musical
Artigo em periódico, Música Hodie, 2016

Aplicação de conceitos da psicologia cognitiva na construção de automatismos na leitura musical

Por: Danilo Bogo
Palavras-chave: Cognição, Leitura musical à primeira vista, Automatismos na leitura musical

Este artigo discute a influência da psicologia cognitiva no processo de ensino-aprendizagem da leitura musical visando melhorar o desempenho da leitura à primeira vista. Reconhecendo a importância de respostas cinestésicas automatizadas aos estímulos visuais, o objetivo deste artigo é apresentar alguns conceitos da psicologia cognitiva que podem ser usados para facilitar a construção de automatismos aptos a serem evocados numa tarefa de leitura musical. Para isso, será apresentado a arquitetura cognitiva relacionada a uma tarefa de leitura musical. Em seguida, mostraremos a importância dos automatismos na leitura e abordaremos algumas práticas influenciadas pela psicologia cognitiva. Entre os conceitos abordados estão tipos de conhecimento, metacognição, codificação dupla, transferência de conhecimento e chunking. Conclui-se que um melhor conhecimento do nosso processo cognitivo pode influenciar as estratégias de ensino/aprendizagem na leitura musical.

Applying cognitive psychology to build music-reading automatisms

This article discusses the influence of cognitive psychology on the teaching-learning process of reading music, aiming to improve sight-reading performance. Acknowledging the importance of automatic kinesthetic response upon visual stimuli, the purpose of this article is to present some concepts from cognitive psychology that may be used to facilitate the construction of automatisms able to be evoked while reading music. In this regard, it is presented a cognitive architecture related to a musical reading task. Subsequently, we demonstrate the automatisms’ importance for reading and explore some practices influenced by cognitive psychology. Among the studied concepts are types of knowledge, dual coding theory, metacognition, knowledge transfer and chunking. The conclusion shows that better understanding one’s cognitive processes may affect teaching-learning strategies in music reading.

Aplicación de conceptos de la psicología cognitiva en la construcción de automatismos en la lectura musical

Este artículo discute la influencia de la psicología cognitiva en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lectura musical buscando mejorar el desempeño de la lectura a primera vista. Reconociendo la importancia de respuestas cinestésicas automatizadas a los estímulos visuales, el objetivo de este artículo es presentar algunos conceptos de la psicología cognitiva que pueden ser usados para facilitar la construcción de automatismos aptos para ser evocados en una tarea de lectura. Para eso, será presentada la arquitectura cognitiva relacionada a una tarea de lectura musical. En seguida, mostraremos la importancia de los automatismos en la lectura y abordaremos algunas prácticas influenciadas por la psicología cognitiva. Entre los conceptos abordados están tipos de conocimiento, metacognición, codificación doble, transferencia de conocimiento y chunking. Se concluye que una mejor comprensión de nuestro proceso cognitivo puede influir en las estrategias de enseñanza-aprendizaje de la lectura musical.

CategoriaMúsica Hodie
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IdiomaPortuguês
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TipoArtigo em periódico
CódigoHODIE2016V16N1A9
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