Análise musical de Regard de l’Onction terrible, de Olivier Messiaen: contexto, simbologia, forma e performance
Artigo em periódico, OPUS, 2017

Análise musical de Regard de l’Onction terrible, de Olivier Messiaen: contexto, simbologia, forma e performance

Por: Aline da Silva Alves, Adriana Lopes Moreira
Palavras-chave: Olivier Messiaen, Análise musical, Performance musical, Música do século XX, Vingt regards sur l'Enfant Jésus

Este artigo aborda a obra Vingt regards sur l'Enfant Jésus, de Olivier Messiaen, com foco em sua décima oitava peça, Regard de l'Onction terrible. Nosso objetivo principal foi realizar uma análise musical da peça, contextualizando-a através de referências ao simbolismo que envolve sua composição, à forma e a aspectos da performance, com base em nosso estudo atento da partitura, tanto ao piano como textualmente. Para tanto, utilizamos considerações do próprio compositor (MESSIAEN, 1944, 1947, 1995, 1994) em interlocução com os estudos da musicóloga Siglind Bruhn (1997, 2007), com a Teoria do Contorno apresentada por Straus (2005), e com as considerações díspares anteriormente publicadas a respeito de sua forma, propostas por Reverdy (1978), Rogosin, (1996), Bruhn (1997) e Healey (2013). Na conclusão, destacamos a simetria como um elemento marcante da peça, nos âmbitos formal, estrutural e simbólico.

Musical Analysis of Regard de l’Onction Terrible by Olivier Messiaen: Context, Symbolism, Form and Performance

This article addresses the work Vingt regards sur l'Enfant-Jésus (Twenty Contemplations of the Infant Jesus) by Olivier Messiaen with a focus on its eighteenth piece, Regard de l’Oction terrible. Our primary objective is a musical analysis of the piece by contextualizing the symbolic references engaged in its composition, form, and aspects of performance through a careful study of the score, both textually and at the piano. To that end, we use the thoughts and reflections of the composer himself (MESSIAEN, 1944, 1947, 1995, 1994) in interlocution with the studies of musicologist Siglind Bruhn (1997, 2007), with aspects of contour theory as presented by Joseph Straus (2005), and with the disparate considerations in respect to its form published by Messiaen scholars Reverdy (1978), Rogosin, (1996), Bruhn (1997), and Healey (2013). In conclusion, we identify symmetry as a striking element of the piece within the scope of its form, structure, and symbolism.

English translation of the article

CategoriaOPUS
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IdiomaPortuguês
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TipoArtigo em periódico
CódigoOPUS2017N1A1
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