Uma aplicação da análise derivativa na música romântica brasileira: O primeiro movimento da Sonata para Violino e Piano Op.14, de Leopoldo Miguéz – Amplificar

Uma aplicação da análise derivativa na música romântica brasileira: O primeiro movimento da Sonata para Violino e Piano Op.14, de Leopoldo Miguéz

Resumo

Este artigo apresenta a primeira aplicação do modelo de análise derivativa no exame de uma peça de compositor brasileiro: o primeiro movimento da Sonata para Violino e Piano, op.14, de Leopoldo Miguéz. O estudo integra uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo essencial é investigar os processos construtivos empregados pelo compositor na referida obra. Observa-se uma notável economia de recursos na cosntrução dos temas, com o emprego de elementos rítmico-melódicos que parecem derivar, por processos de tranformação, de um grupo reduzido de ideias básicas, presentes no início da peça, definindo uma possível Grundgestalt. A constatação de tal tipo de procedimento construtivo justifica a aplicação do modelo analítico, buscando revelar a presença de técnicas de variação progressiva na organização temática. Os resultados parciais da aplicação da metodologia sugerem que Miguéz teria adotado uma concepção orgânica no tratamento dos temas, sintonizado a elementos das estruturas formal e harmônica.

This paper presents the first application of the derivative analysis model to examine a piece by a Brazilian composer: the first movement of the Sonata for Violin and Piano op. 14, by Leopoldo Miguéz. The study is part of an ongoing master’s research, whose main objective is to investigate the constructive processes employed by the composer in the work. It is possible to observe a notable economy of material in the theme's construction, with the employment of rhythmic-melodic elements which seem to derive, by variation processes, from a reduced group of basic ideas, present at the beginning of the piece, defining a possible Grundgestalt. The finding of this type of constructive procedures justifies the application of the analytical method, which aims to reveal the presence of developing variation techniques. The partial results of the application of the methodology suggest that Miguéz employed an organic conception in the treatment of the themes, connecting to elements of the formal and harmonic construction.

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