Trama de sonoridades: proposta de aplicação do conceito de Unidade Sonora Composta à Análise Particional – Amplificar

Trama de sonoridades: proposta de aplicação do conceito de Unidade Sonora Composta à Análise Particional

Resumo

A Análise de Unidades Sonoras Compostas (AUSC), desenvolvida por Didier Guigue, e a Análise Particional (AP), desenvolvida por Pauxy Gentil-Nunes, são trabalhos recentes em análise e composição musicais, com resultados expressivos em termos de publicações e diversas pesquisas derivadas. No presente artigo é proposta a aplicação da AP à pesquisa sobre textura musical a partir da concepção teórica derivada da AUSC. O principal objetivo é entender a dinâmica textural a partir de unidades definidas dentro do escopo da AUSC, ou seja, estabelecidas a partir de relações de mutualidade e relatividade. A principal hipótese do trabalho está na possibilidade de tratar as possíveis convergências entre o conceito de Unidade Sonora Composta (USC) e os princípios da AP dentro do âmbito de uma de suas propostas de aplicação: o particionamento de eventos. A partir da análise comparativa entre resultados analíticos e gráficos produzidos pelas duas teorias, é estabelecido o conceito de trama de sonoridades, que consiste na sintaxe formal derivada das interações entre USCs, observadas através do particionamento de eventos. O estabelecimento de critérios para a confecção do indexograma a partir de estruturas reveladas na aplicação da AUSC é um dos principais resultados esperados da presente pesquisa. Além disso, é esperada a aplicação específica do conceito de tramas de sonoridades, bem como o particionamento de eventos, devidamente atualizado, em obras do repertório da chamada “música textural”.

The Compound Sound Units Analysis (CSUA), developed by Didier Guigue, and the Particional Analysis (PA), developed by Pauxy Gentil-Nunes, are recent works in the fields of analysis and musical composition, with expressive results in terms of publications and a variety of derived researches. It is proposed, in the present article, the application of the PA to the musical texture research through the theoretical conception derived from the CSUA. The main goal is to comprehend the textural dynamic through defined unities within the CSUA scope, which means, established through mutual and relative relations. The main hypothesis of the work is to deal with possible convergences between the concept of Compound Sound Unit (CSU) and the principles of the PA in the range of on of its application proposal: the events partitioning. Through the comparative analysis between analytical results and obtained graphics by the two theories, it is established the concept of Sonorities Fabric (SF), that consists in the formal syntax derived from CSUs interactions, observed through the events partitioning. The criterions establishment for the confection of the indexogram through revealed structures in the CSUA application is one of the main results expected in the present research. Beyond that, it is expected the specific application of the SF concept, as well as the events partitioning, properly actualized, in works of the so-called "textural music" repertoire's.

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