Estruturas, realidades musicais e outras viagens sobre a criação musical na composição e na análise – Amplificar

Estruturas, realidades musicais e outras viagens sobre a criação musical na composição e na análise

Resumo

Neste ensaio o autor discute o lugar atual do conceito de estrutura na teoria da música, abordando sua ação em diferentes textos analíticos publicados no Brasil e em outros países, com ênfase concedida a trabalhos concernentes à narratividade em música. Trata-se de uma abordagem interpretativa, que busca inferir nuances e metodologias relacionadas à utilização desse conceito em contextos teóricos variados, na qual são consideradas diferenças de perspectivas, repertórios e objetivos analíticos. A partir dessa discussão, uma problematização do conceito de estrutura como fundamento da análise musical é posta em ação, tomando-se por ponto de partida a prática composicional do autor e sua relação com a interpretação analítica. Será argumentado que a prática analítica, de acordo com seus objetivos, pode ocorrer de forma semelhante ao processo composicional, ambas prescindindo de uma objetificação que as fundamente ou justifique. Por fim, são consideradas algumas implicações de tal abordagem para a ontologia da música.

In the present essay the author discusses the current place occupied by the concept of structure in music theory, addressing its use in different analytical texts published in Brazil and other countries, with special emphasis on works concerned with narrativity in music. This is an interpretive approach, whose main purpose is to infer nuances and methodologies related to the use of this concept in varied theoretical contexts, in which certain differences in perspective, repertoire and analytical objectives are considered. From these observations, the author proceeds to some questions around the concept of structure as a foundation for musical analysis, building on his experience as a composer and its relation to analytical interpretation. It will be argued that analytical practice, depending on its purposes, might occur in ways that are similar to a compositional process, regardless of some kind of objectification that should support or justify it. Finally, some implications of such an approach on musical ontology are made.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.