A voz do passarinho encantado: considerações sobre o uso de leitmotiv em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos – Amplificar

A voz do passarinho encantado: considerações sobre o uso de leitmotiv em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos

Resumo

Este artigo discute o uso de um dos leitmotiv, denominado pelo próprio compositor na partitura da peça como “O Canto do Uirapurú”, presentes no poema sinfônico Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Este leitmotiv ocorre em seis diferentes momentos da peça, sendo que em cada um deles o tema aparece de maneira diferente. O objetivo é demonstrar os processos pelos quais o compositor opera as transformações do tema. É realizada uma análise de processos melódicos, harmônicos, rítmicos, texturais e de timbre que evidenciam alguns recursos utilizados pelo compositor em cada uma das ocorrências. A comparação entre os processos de transformação do leitmotiv demonstram que as características escalares, rítmicas e intervalares contribuem para que o tema mantenha um grau de identidade que o torna reconhecível em todas as suas ocorrências. As maiores transformações ocorrem no plano textural e de timbre, demonstrando um aspecto relevante do plano criativo do compositor.

This paper discusses the use of a leitmotiv, named by composer himself on the score of piece as “O Canto do Uirapurú”, present in symphonic poem Uirapurú (1917) by Heitor Villa-Lobos (1887-1959). This leitmotiv occurs in six different moments of the piece, and in each the theme appears differently. The aim is to demonstrate the processes by which the composers operates the transformations of the theme. We realize an analysis of melodic, harmonic, rhythmic, textural and timbral processes that demonstrate some features used by the composer in each instance. The comparison between the processes of transformation of the leitmotiv demonstrate that scalar, rhythmic and intervallic features contribute to the theme to maintain a degree of identity that makes it recognizable in all its instances. The major transformations occur on textural and timbral plan, demonstrating a relevant of the composer’s creative plan.

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