O uso de campanelas e ligados na Suite BWV 995 para alaúde como referência para a adaptação de articulações do repertório bachiano ao violão – Amplificar

O uso de campanelas e ligados na Suite BWV 995 para alaúde como referência para a adaptação de articulações do repertório bachiano ao violão

Resumo

O presente artigo discute a implicação das articulações no repertório para violino, violoncelo e alaúde solo de J. S. Bach. As transcrições para violão deste repertório têm apresentado diversas possibilidades de adaptação e algumas delas já estavam presentes na Suite pour la luth BWV 995 (e sua respectiva intabulação), uma transcrição autógrafa da Suite V para violoncelo, BWV 1011. A transcrição para alaúde do próprio compositor apresenta um longo trecho em campanelas correspondendo uma longa ligadura no violoncelo e a tablatura coeva indica a combinação de ligaduras de mão esquerda e campanelas como efeitos correspondentes às ligaduras no violoncelo.

The present article discusses the implication of the articulation marks on Bach’s unaccompanied music for violin, cello and lute. Guitar transcriptions of this repertory have been showing several adaptation possibilities and some of them were already present on the Suite pour la luth BWV 995 (and its intabulation), an arrangement of the 5th Suite for Cello, BWV 1011. The composer’s own arrangement for lute presents campanelas as an analogous effect for the long slurs for cello, and the intabulation combines the mechanical slurs with campanelas for the same slurs of the original cello part.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.