O contraponto das ideias de Murray Schafer e Henrique Pinto para o estudo e aprendizado do violão – Amplificar

O contraponto das ideias de Murray Schafer e Henrique Pinto para o estudo e aprendizado do violão

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem do violão à luz das propostas de Henrique Pinto e Murray Schafer. Aproximar o pensamento desses autores, apesar de desafiador não se revela impossível, visto que em ambas as partes existem elementos estruturantes capazes de potencializar significativamente o processo de ensino e aprendizagem do violão. O estudo, ainda em fase de desenvolvimento, pretende apresentar preliminarmente alguns encaminhamentos para, futuramente compor uma metodologia de ensino na qual a ideia de repertório de Henrique Pinto, baseado no violão espanhol, aliada às propostas de improvisações e composições descritivas de Murray Schafer contribua na formação acadêmica ou conservatorial do violonista. As análise e informações estão apoiadas em pesquisa bibliográficas, contudo, pretende-se em uma segunda fase desse estudo aprofundar a investigação por meio de questionário e entrevistas. Os resultados obtidos, portanto, não são conclusivos, mas apontam novas perspectivas para a formação instrumental, sobretudo, no contexto de ensino e aprendizagem do violão.

This present study aims to reflect about the process of guitar teaching and learning in the light of the Henrique Pinto and Murray Schafer's proposals. Join both authors' thoughts, although challenging, it's not an impossible matter, considering that there are structural elements in both parts, capable of significant boost in the process of guitar teaching and learning. The study, still in development, intends to preliminarily present some guidelines to future teaching methodology composition in which Henrique Pinto's idea of repertoire, based in spanish guitar, altogether with Murray Schafer's improvisations and decriptive compositions contributes to guitarist's academic and conservatorial education. The information and analysis are supported with bibliographical research, however, a second part of this study intends further research by means of questionnaire and interviews. Obtained results are inconclusive, but point to new perspectives for instrumental education, mainly in guitar teaching and learning context.

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