Estudo para violão n. 10, de Heitor Villa-Lobos: uma análise da organização temporal
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Resumo
Este artigo faz uma análise da organização temporal do Estudo 10 de Villa-Lobos à luz de abordagens contemporâneas, notadamente o conceito de métrica de Hasty. Alguns conceitos do argentino Dante Grela também servem de suporte teórico ao trabalho, que procura evidenciar o caráter processual da forma, averiguando que espécie de relações se estabelecem entre as unidades formais no desenrolar do tempo. A análise aborda a macroforma da peça e se detém em sua seção A, que apresenta características temporais singulares no contexto dos 12 Estudos para Violão do mesmo compositor.
This article investigates the temporal organization of Villa Lobos’ Study 10 for guitar, from the perspective of some recent analytical tendencies, notably Hasty’s innovative concept of musical meter. In addition, some of Dante Grela’s theoretical ideas support this research, which focuses on analyzing the relevance of each formal unity in the ongoing process of the musical macro form. Besides considering the large-scale rhythmic structure of the piece, this paper gives special attention to section A due to its unusual rhythmic organization among Villa Lobos Twelve Guitar Studies.
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