Ciclo Nordestino I: Um estudo sobre a recriação de Marlos Nobre para duo de violões – Amplificar

Ciclo Nordestino I: Um estudo sobre a recriação de Marlos Nobre para duo de violões

Resumo

O presente artigo é resultado parcial de minha pesquisa na qual estudo quais foram os procedimentos adotados pelo compositor Marlos Nobre ao recriar, para dois violões, a obra “Ciclos Nordestinos I – II – III”, originalmente composta para piano solo. Para isso, foram desenvolvidas análises das diferenças básicas de escrita entre as duas versões na tentativa de expor as mudanças feitas para a nova formação instrumental, bem como os caminhos e recursos utilizados pelo compositor nessa recriação.

This article is the partial result of my research in which I study the procedures adopted by the composer Marlos Nobre to recreate the work "Ciclos Nordestinos I - II - III" for two guitars, originally composed for solo piano. The analysis were developed from the basic differences between the two versions written in an attempt to explain the changes made to the new instrumental formation, as well as the ways and means used by the composer in this recreation.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.