Aquisição de habilidades rítmicas no estudo do violão – Amplificar

Aquisição de habilidades rítmicas no estudo do violão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo o levantamento de dados acerca dos fatores relacionados à aquisição de habilidades rítmicas no aprendizado do violão. O objetivo foca-se especialmente na identificação dos problemas e dificuldades encontrados no aprendizado do violão, as causas e possíveis soluções para estas questões, em especial por meio do treinamento rítmico. O instrumento utilizado foi o questionário, entre gue a 20 professores de violão de Curitiba/PR. Constatou-se que os professores apontam o ritmo como a principal dificuldade no aprendizado/execução do violão, corroborando com os teóricos revisados neste trabalho. Fatores como falta de treinamento, dificuldades de percepção, dificuldades motoras, etc. são apontados para a explicação da dificuldade rítmica.

The current study aims to survey data about factors related to the acquisition of rhythmic skills in acoustic guitar learning. The objective focuses on the identification of problems and difficulties in learning the guitar, the causes and possible solutions to these issues, in particular through the rhythmic training. The instrument used was a questionnaire given to 20 guitar teachers from Curitiba/PR. It was found that teachers show the rhythm as the main difficulty in learning / playing of the acoustic guitar, which corroborates the theorists reviewed in this study. Factors such as lack of training, difficulties in perception, motor difficulties, etc. are pointed to the explanation of rhythmic difficulty.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.