A música brasileira pelas mãos de Paulo Bellinati – Amplificar

A música brasileira pelas mãos de Paulo Bellinati

Resumo

O presente artigo aspectos composicionais e estilísticos de peças de Paulo Bellinati (1950-): Aristocrática, Choro Sapeca, Choro Sereno e Alvoroço, para violão solo. Nosso objetivo é vincular esteticamente essas peças à tradição do violão solista brasileiro,destacando, influências, aspectos estruturais – como harmonia, melodias, forma, texturas. Outro elemento enfocado nas análises é o idiomatismo violonístico apresentado. A partir dessa metodologia, esperamos aclarar sobre a contribuição que essas peças trazem para a tradição à qual se vinculam. Nossa análise se vale de conceitos advindos de textos encontrados na literatura musical, principalmente de Almeida (1999), Freitas (2010) e Taborda (2011).

This article presents stylistic and compositional aspects of four pieces of Paulo Bellinati (1950-): Aristocrática, Choro Sapeca, Choro Sereno e Alvoroço for solo guitar. Our goal is to link aesthetically these pieces to the tradition of Brazilian guitar soloist repertoire, demonstrating in the construction of pieces, influence of this tradition operates on the structural aspects - such as harmony, melody, form, texture. Another element focused on the analysis is the idiomatic elaboration of these pieces for the guitar. Based on this methodology, we expect to shed light on the contribution that these pieces bring to the tradition they are connected. In the analysis we use concepts coming from the literature musical, mainly Almeida (1999), Freitas (2010) and Taborda (2011).

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.