Aulas coletivas de flauta doce utilizando repertório multicultural: um relato de experiência referente ao estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Música – Amplificar

Aulas coletivas de flauta doce utilizando repertório multicultural: um relato de experiência referente ao estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Música

Resumo

Este trabalho refere-se a um relato de experiência de estágio realizado no ano de 2012. Esta proposta tinha como tema o ensino coletivo de flauta doce, utilizando repertório multicultural. As atividades realizadas em aula seguiram o modelo C(L)A(S)P de Swanwick e contaram com a participação de 28 alunos com idades entre oito e dez anos. O projeto de estágio aqui descrito tinha como objetivo geral: “apresentar e discutir uma proposta de ensino para aulas coletivas de flauta doce que abordem o multiculturalismo, aplicada durante as aulas referentes à disciplina de estágio curricular supervisionado na disciplina Prática Musical em Conjunto, do curso de extensão da Embap”. A partir do que foi trabalhado e observado em sala de aula concluiu-se de que é possível trabalhar desta forma no ensino deste instrumento e que o repertório utilizado, bem como as atividades de apreciação, execução e composição contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.