A flauta doce e a musicalização como um dos recursos no processo de educação musical nas escolas – Amplificar

A flauta doce e a musicalização como um dos recursos no processo de educação musical nas escolas

Resumo

A importância da musicalização e a flauta doce como um dos recursos no processo de educação musical nas escolas é o tema deste artigo. A pesquisa apresenta considerações sobre a música e o desenvolvimento infantil segundo alguns educadores musicais, como Willems, bem como sobre a musicalização e a flauta doce na prática pedagógica. Esta pesquisa-ação contempla a práxis musical pedagógica, a fim de averiguar as concepções dos professores do CBAJ como alunos do programa Sopro Novo e centra-se a respeito da criança no mundo diferenciado do adulto, pois a música pode ser compreendida como uma das disciplinas e um recurso didático pedagógico de ensino aprendizagem da criança de forma lúdica, possibilitando o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, emocional e propiciando a interação social. Possibilita também, neste artigo, demonstrar novos materiais e aplicações práticas da flauta doce como recurso musicalizador e como instrumento musical específico posteriormente ao processo de musicalização, tendo como resultado a criação de materiais específicos para musicalização e flauta doce.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.