As práticas de ensino e aprendizagem do Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ) – Amplificar

As práticas de ensino e aprendizagem do Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ)

Resumo

Esse artigo se propõe a ser um resumo da dissertação defendida por mim em fevereiro de 2013 na UFRJ. A dissertação versa sobre aspectos de experiências e problemas surgidos no processo de aprendizagem e de ensino de canto popular urbano brasileiro do Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ). O GEV-RJ é formado por profissionais que, além de cantores, se autodefinem, e são reconhecidos socialmente, como preparadores vocais, professores de canto popular urbano brasileiro e/ou fonoaudiólogos. O GEV-RJ existe desde 1991 e teve nestes 23 anos de atuação, um papel relevante na formação e na profissão de diversas gerações de cantores, principalmente no Rio de Janeiro. Através da pesquisa, que foi realizada em reuniões do grupo, em seu arquivo de dados, e em entrevistas, foram levantadas, discutidas e problematizadas questões a respeito da formação desses professores e sobre a experiência da didática que exercem. Uma das discussões versa sobre a existência de um “campo de ensino de canto popular no Brasil”. Propomos, à luz da teoria dos campos de Pierre Bourdieu, a existência de um “campo de ensino de canto popular no Brasil”, com implicações para a própria existência do GEV-RJ e suas relações com outros agentes neste campo. Apresento também, como resultados da pesquisa realizada, alguns dos que seriam os principais aspectos que caracterizariam uma aula de canto popular, a partir de entrevistas feitas com os professores do GEV-RJ. A proposta da dissertação e também a desse trabalho é o de colaborar com o estudo sobre o ensino de canto popular no Brasil.

Pratices of Teaching and Learning of the Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ) - Voice Studies Group of Rio de Janeiro

This research is one summary of the master thesis, who was wrote in the UFRJ, Rio de Janeiro, about experiences and problems emerging of the learning and teaching processes of Brazilian urban popular singing in the Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ). The GEV-RJ consists of professionals who, besides being singers, define themselves and are socially recognized as vocal coaches, teachers of Brazilian popular urban singing and/or phonoaudiologists. The GEV-RJ exists since 1991. It has had, in these 23 years of activity, a relevant role in the formative years of several generations of singers and their careers, especially in Rio de Janeiro. Through research at the group’s meetings, in the data files established and in interviews, questions are raised, discussed and problematized concerning its creation and the experience of the teaching methods exerted. We propose, in the light of Bourdieu’s field theory, the existence of a “field of popular singing teaching in Brazil”, with implications for the very existence of GEV-RJ as well as for its relations to other agents working in this field. I also show, as the results of this research, some of the main aspects that are the characteristics of teaching popular singing, starting of the interviews performed with the members of the GEV-RJ. The thesis proposal, who is of this study too is collaborating with the advance of the field of teaching popular singing, in Brazil.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.