As curvas do rio e a identidade sertaneja na canção de Elomar – Amplificar

As curvas do rio e a identidade sertaneja na canção de Elomar

Resumo

Propõe-se aqui uma análise da canção “Curvas do Rio”, do cantor e compositor Elomar Figueira Mello. O material de análise consiste em a) três gravações da canção pelo autor e outros dois intérpretes e b) a transcrição publicada no volume Cancioneiro. Elementos da semiologia da música, notadamente os musemas de Philip Tagg, são úteis no desvendamento de sentidos e pontos de contato entre significados da letra e as sonoridades das vozes e dos instrumentos. O estudo se vale também de estímulos da criação visual do disco de Elomar que contém a canção em referência. Chega-se à conclusão de que a imagem de trovador e menestrel de Elomar possui pontos de ressonância nos elementos musicais de seu cancioneiro, como o modalismo e a preferência pelos instrumentos acústicos.

The River’s Bends and Brazilian Backcountry’s Identity in Elomar’s songs

This paper presents an analysis of the song “Curvas do Rio” (“River’s Bends”), by the composer and singer Elomar Figueira Mello. The data for analysis comes from a) three recordings of the song, by the composer and also other two singers; and b) the transcription published in the volume Cancioneiro (“Songbook”). Elements in Semiotics of Music, notably Philip Tagg’s musemes, are helpful in unveiling senses and adjacencies between the lyrical meanings and voice’s and instrument’s sonorities. The study also betakes from stimuli from the illustrations in Elomar LP that contains the referred song. The conclusion is that Elomar’s representation as a minstrel from the backcountry has resonance points with musical elements in his Cancioneiro such as modalism and the preference for acoustic instruments.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.