As Lições de música no Imperial Collegio de Pedro II (1838-1855): uma esquecida história da Educação Musical no Brasil – Amplificar

As Lições de música no Imperial Collegio de Pedro II (1838-1855): uma esquecida história da Educação Musical no Brasil

Resumo

O tema dessa comunicação será a História da Educação Musical no Brasil, no século XIX. Sua justificativa é apresentar alguns dados que permitam problematizar a Memória consolidada que toma esse tema, praticamente, como sinônimo do projeto realizado por Villa-Lobos com o Canto Orfeônico, a despeito da significância de quaisquer outras experiências. Para tanto, objetiva-se trazer alguns resultados da pesquisa realizada sobre as lições de Música do Colégio Pedro II (1838-1855), como um contraponto que permita se perceber a importância de seu ensino nas escolas já no século XIX e se pensar sobre os desafios da pesquisa da História da Educação Musical no Brasil.

Music Lessons In “Imperial Collegio Pedro II” (1838-1855): a Forgotten History Of Musical Education In Brazil

The theme of this communication is the History of Music Education in Brazil in the nineteenth century. His target is to present some data that allow discuss the consolidated memory that takes this theme almost as synonymous of the project undertaken by Villa-Lobos with Orpheonic Singing, despite the significance of any other experiences. Thus, the purpose of this communication is to bring some results of research about the lessons of Music in the “Imperial Collegio de Pedro II” (1838-1855), as a counterpoint that allow to realize the importance of teaching music in schools in the nineteenth century and think about some questions on the survey of the History of Music and History of Music Education in Brazil.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.