Aproximando pedagogias e conceitos: habitus de Bourdieu e esquemas de ação de Piaget na Pedagogia da Performance Musical – Amplificar

Aproximando pedagogias e conceitos: habitus de Bourdieu e esquemas de ação de Piaget na Pedagogia da Performance Musical

Resumo

Este artigo versa sobre a escolha entre os conceitos de habitus de Bourdieu ou esquemas de ação de Piaget e a sua aplicabilidade em estudos sobre epistemologia da prática do ensino e Pedagogia da Performance Musical. Estes conceitos foram indicados por importantes pesquisadores em Educação nas abordagens dos saberes, competências e prática reflexiva. Se o conceito de habitus for escolhido, a pesquisa terá um viés sociológico, estudando o jogo interativo entre as forças e os fenômenos subjetivos e sociais. Como se opta pelo conceito de esquemas de ação pedagógicos, a pesquisa possibilitará evidenciar a ação pedagógica dos professores e o seu conhecimento prático.

Approaching pedagogies: Bourdieu’s Habitus or Piaget’s Action Schemes in Music Performance Pedagogy

This article deals with the choice between the concepts of Bourdieu’s Habitus or Piaget’s Action Schemes and its applicability in research towards epistemology of teaching practice and Performance Pedagogy in Music. These concepts were indicated for important researchers in Education in the approaches of knowledge, skills and reflective practice. As the pedagogical action schemes' concept has been chosen, this research will evidence the music teachers' pedagogical actions and their practical knowledge.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.