Análise schenkeriana de ornamentações de trechos de Beethoven em dois filmes de Jean-Luc Godard – Amplificar

Análise schenkeriana de ornamentações de trechos de Beethoven em dois filmes de Jean-Luc Godard

Resumo

Neste trabalho, fazemos uma análise schenkeriana de trechos de música de Ludwig van Beethoven presentes em dois filmes de Jean-Luc Godard: Made in USA (1966) e Uma mulher casada (1964). Godard se vale da repetição de trechos da Sonata op.14 n.1 e do Quarteto de cordas op.59 n.3 do compositor em cada um dos filmes respectivamente e essa característica pode ser observada também nos níveis mais superficiais da redução schenkeriana desses trechos. Pankhurst (2008) e Salzer (1952), em suas análises a partir de Schenker, já ressaltavam o papel da “repetição escondida” para a unidade de uma determinada obra. Observamos que, em ambos os filmes, a música transmite significações que não estão explícitas e que podem ser reveladas pela análise schenkeriana. Em Made in USA, observa-se a presença fundamental da repetição, não tão evidente num filme com tantas reviravoltas, enquanto, em Uma mulher casada, é a música que mais imprime a fatalidade e o caráter trágico no filme.

Schenkerian Analysis of Ornamentation from Beethoven's Extracts in Two Films by Jean-Luc Godard

In this paper, we make a Schenkerian analysis of musical extracts from Ludwig van Beethoven present in two films by Jean-Luc Godard: Made in USA (1966) and A married woman (1964). Godard uses the repetition of extracts from Beethotven's Sonata op.14 n.1 and String quartet op.59 n.3 in each of those films respectively and this characteristic can also be observed in the most superficial levels of the Schenkerian reduction of those extracts. In their own analysis based on Schenker, Pankhurst (2008) and Salzer (1952) emphasized the role of the “hidden repetition” to the unity of a certain piece. We observe that, in both films, the music conveys meanings which are not explicit and which can be revealed by the Schenkerian analysis. In Made in USA, we can observe the fundamental presence of the repetition, not so evident in a film with so many incidents, while, in A married woman, the music is the element which confers the fatality and the tragic character of the film.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.