Adaptação, interpretação e desenvolvimento do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: reflexões sobre processos de aprendizagem – Amplificar

Adaptação, interpretação e desenvolvimento do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: reflexões sobre processos de aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa investiga a adaptação, a interpretação e o desenvolvimento rítmico do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira. Bateristas que atuaram junto a artistas expoentes desse gênero musical, como Hermeto Pascoal, Sivuca e Hamilton de Holanda entre outros, desenvolveram diferentes e complexos modos de interpretação do baião, ajudando a colocá-lo em um elevado patamar interpretativo e artístico. A partir de noções de gênero musical como via para entender a afirmação do baião na música popular; de concepções de educação, treino e criatividade; do histórico e compreensão de como se deu a formação musical dos bateristas selecionados; a presente dissertação apresenta uma reflexão sobre processos de aprendizagem e propõe exercícios para o ensino-aprendizagem da bateria inseridos na linguagem musical do baião e voltados para o desenvolvimento técnico do instrumento. Este trabalho visa preencher uma lacuna nas pesquisas sobre o baião, a bateria e seu ensino-aprendizagem, contribuindo para a área de musica e educação.

This research investigates the adaptation, interpretation and the rhythmic development of the baião rhythm on the drum set within the Brazilian instrumental music. Drummers who worked with exponents artists of this music genre like Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda and Sivuca, among others, developed different and complex ways of interpretation of the baião helping to put it on a high interpretive and artistic level. From music genre notions as a way to understand the baião's statement in popular music; the concepts of education, training, creativity and talent; history and understanding of how preceded the musical training of selected drummers; this thesis presents a reflection on learning processes and proposes exercises for teaching drum set inserted into the musical language of the baião and facing the technical development of the instrument. This paper aims to fill a gap in researches on baião, the drum set and its teaching and learning, contributing to the field of music education.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.