Adamo Prince: análises parciais sobre a aplicação de seus métodos – Amplificar

Adamo Prince: análises parciais sobre a aplicação de seus métodos

Resumo

Conhecido no meio educacional pelo seu Método Prince de Ritmo (PRINCE, 2002), o professor, compositor e arranjador, Adamo Prince, escreveu também o Método Prince de Som (MPS), que, embora não publicado, está sendo utilizado há três décadas em aulas particulares ministradas pelo autor. Apesar de o Método Prince de Ritmo (MPR) ser adotado em universidades — como a UFRJ (PAZ, 2013) — até agora, aparentemente, ele ainda não tinha sido tomado como objeto de estudo acadêmico. Partindo desta lacuna, iniciei a pesquisa Método Prince: análises sobre suas aplicações, dentro do Mestrado do PPGM (Unirio), na subárea Música e Educação: Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Música. A pesquisa está em andamento e, nesta comunicação, proponho apresentar resultados parciais. O objetivo geral da dissertação de mestrado é registrar e analisar como Prince declara ser a forma ideal da aplicação de seus Métodos. Nesse texto, apresento algumas particularidades dos métodos e reflexões iniciais sobre quais as singularidades que fazem com que os Métodos atraiam profissionais da música já inseridos no mercado. Utilizo a História Oral como metodologia: o que pressupõe a produção intencional de documentos a partir de entrevistas orais. Tenho o intuito de entrevistar 15 alunos que já tinham participação comprovada no mercado ou já estavam formados em alguma graduação em música quando começaram a ter aulas de temas básicos, ligados à leitura e escrita musical. Até agora, 3 alunos foram entrevistados. O autor dos Métodos também tem colaborado com depoimentos.

Partial Analysis on the Application of Adamo Prince's Methods

Known in the educational environment for his Prince's Rhythm Method (PRINCE, 2002), Adamo Prince: teacher, composer and arranger, also wrote the Prince's Sound Method (PSM), which, although not published, is being used for three decades in private lessons taught by the author. Although the Prince's Rhythm Method (PRM) is being adopted in universities – such as UFRJ (PAZ, 2013) – until now, apparently he had not been regarded as an object of academic study. Starting from this shortcoming, I began the research: Prince's Method: Applications in the field of Music and Education at the Masters Degree of PPGM (Unirio). The research is still in progress, and, in this article, I propose to present its partial results. The general purpose is to record and analyze how Prince declares to be the ideal way of applying his methods. In this text, I present some particularities of the methods and initial reflections about the singularities that make them attractive for professional musicians. I use oral history as a methodology: which implies the intentional production of documents from oral interviews. I have the intention to interview 15 students who already had evidenced involvement on the market or were already graduated in some degree in music when they started taking lessons about basic issues linked to music literacy. So far, three students were interviewed. The educator has also collaborated with his testimonials.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.