A presença da música popular na primeira obra historiográfica panorâmica sobre a Música Brasileira – Amplificar

A presença da música popular na primeira obra historiográfica panorâmica sobre a Música Brasileira

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a abordagem da música popular no livro A música no Brasil desde os tempos coloniaes até o primeiro decênio da República (1908), de Guilherme de Mello (1867-1932), primeira obra historiográfica panorâmica sobre a música brasileira de que se tem conhecimento. Publicado menos de vinte anos após a proclamação da República, o livro reflete a esperança gerada pelo advento do novo regime na intelectualidade do período. A música popular é definida como resultado da fusão dos costumes das “raças” portuguesa, espanhola, africana e indígena, sendo o lundu, a tirana e a modinha tidos como os gêneros-base da música brasileira. É também mencionado o samba, em suas diversas manifestações regionais. Gêneros urbanos nacionais, como o maxixe e de origem estrangeira, como a valsa e a polca também se fazem presentes, refletindo o estado de espírito cosmopolita do fin de siècle. Já se revela uma valorização da música popular, não tanto per se, mas como potencial material de base para a construção de “obras-primas” elaboradas nos moldes eruditos, raciocínio que se consolidaria nas ideias de Mário de Andrade. A modinha, frequentemente mencionada ao longo de todo o livro, é tratada como a principal “matéria-prima” para a realização dessa tarefa. Entre os compositores de música popular, são destacadas as figuras do carioca Laurindo Rebelo e do baiano Xisto Bahia. Apesar da forte presença da música popular no texto de Mello, esta é sempre vista numa perspectiva de inferioridade em relação à música erudita.

The Presence of Popular Music in the First Panoramic Historiographical Work on  Brazilian Music

In this paper, we intend to analyze the treatment of popular music in the book A música no Brasil desde os tempos coloniaes até o primeiro decênio da República (1908), by Guilherme de Mello (1867-1932), the first known panoramic historiographical work on Brazilian music. Published less than twenty years after the Proclamation of the Republic, the book reflects the hope aroused by the new regime in contemporary intellectuals. Popular music is defined as a result of the fusion of Portuguese, Spanish, African and Indigenous practices. Lundu, Tirana and Modinha are considered the basis of Brazilian music. Samba is also mentioned in its many regional manifestations. Urban national and international styles, such as Maxixe, Waltz and Polka are also cited, reflecting fin de siècle’s cosmopolitan state of mind. Popular music is regarded as a potential raw material for the creation of masterpieces elaborated according to classical patterns, a way of thinking to be consolidated in Mario de Andrade’s ideals. Mello considers the Modinha to be the main element of this raw material. The author points out the figures of the popular composers Laurindo Rebelo and Xisto Bahia. Although popular music is massively mentioned along the book, it is always regarded as inferior to classical music.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.