A obra para violino de Marcos Salles e sua utilização nos Cursos de Graduação em violino como material didático – Amplificar

A obra para violino de Marcos Salles e sua utilização nos Cursos de Graduação em violino como material didático

Resumo

Esta pesquisa visa estudar, analisar e organizar a obra para violino e piano do compositor brasileiro Marcos Salles (1885-1965) para utilização nos cursos de graduação em violino como material de construção e aprimoramento técnico. A separação e ordenamento do material por aspectos técnicos, assim como explicações de como utilizá-lo de forma progressiva também faz parte dos objetivos principais. Como objetivo secundário visa-se a revisão das partituras, editoração eletrônica por meio de programas de notação musical e a gravação da obra em CD, permitindo uma maior acessibilidade ao material. São 25 composições, que visitam desde o regionalismo brasileiro até o estilo operistico italiano, passando por peças de inspiração cigana e outras que pisam no terreno do impressionismo. Esta pluralidade de estilos permite um trabalho muito mais diversificado no que diz respeito à formação de um instrumentista, pluralidade necessária para um bom desempenho profissional do futuro profissional.

The Violin Works by Marcos Salles and its Use in Violin's Undergraduate Programs as Teaching Material

This research aims to study, analyze and organize the works for violin and piano by the Brazilian composer Marcos Salles (1885-1965) for use in undergraduate violin’s courses as a building material and technical improvement. The categorization of this material by technical aspects, as well as explanations of how to use it gradually is also part of the main goals. As a secondary objective we aim to review the scores, publishing them through music notation programs and recording them on CD, allowing greater accessibility to the material. They are 25 compositions, which reflect some of the Brazilian regionalism as well as the Italian operatic style, passing through parts of gypsy inspiration and tints of Impressionism. This plurality of styles allows for a more diverse work with regard to the formation of the instrumentalist, providing the student with a plurality needed for a good performance of the aspiring professional.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.