A hierarquia como método: equidade na produção da música de concerto, um relato etnográfico – Amplificar

A hierarquia como método: equidade na produção da música de concerto, um relato etnográfico

Resumo

A pesquisa utiliza o método etnográfico para investigar a produção das temporadas de espetáculos destinados à difusão da música de concerto e fundamentar a abertura de possíveis questões sobre suas práticas, aplicação e relação entre os músicos de orquestra, mantenedores e a plateia. A metodologia é composta por levantamento bibliográfico, que registra as práticas da música de concerto sob a perspectiva da Antropologia e da Etnomusicologia, assim como através o olhar do pesquisador nativo, que documenta o exercício das comissões artísticas e do público freqüentador dos espaços, nos quais estas manifestações são exercidas. No diário de campo o contato direto com os membros de diversas orquestras sinfônicas da cidade do Rio de Janeiro, foram observados discursos ligados ao mundo sinfônico na escuta do público ouvinte, incluindo mantenedores. Colabora como ferramentas para a investigação em campo os conceitos de "Mundos Artísticos" e "Tipos Sociais" de Howard S. Becker (1977), de “lugar” e “espaço” de Michel de Certeau (1984), e as contribuições de Pierre Bourdieu (1989) em "As Formas de Capital" e o conceito de biopoder, de Michael Focault (1970) em “História da Sexualidade vol. I. Este artigo pretende mostrar o caminho teórico e metodológico percorrido na elaboração da investigação sobre as representações da música de concerto e da difusão do trabalho através da experiência de profissionais que trabalham em instituições públicas e privadas, naquilo que esta experiência abriu de possibilidade de um diálogo entre os diversos espaços de interação, incluindo os virtuais. A trajetória profissional do pesquisador adquire relevância para um pensamento reflexivo sobre os resultados parcialmente obtidos.

The Hierarchy as a Method: Equity in the Production of Concert Music, an Ethnographic Account

The research uses the ethnographic method to investigate the production of classical concert music season intended to its diffusion and open possible questions about the practice, its implementation and the relationship among the orchestra musicians, supporters and the audience. In addition of the main purpose a bibliographic survey maps the concert music practices from the perspective of Anthropology and Ethnomusicology, as well as through the native researcher, collects and records the activities of artistic commissions and the target audience at the spaces in which these artistic manifestations are performed. During the record in the field, that includes the direct contact with members of several symphony orchestras of Rio de Janeiro city, the research looks to the speeches linked to the symphonic world, the listening of target audience, including its supporters. Some concepts are used in order to collaborate for field research such as: the concepts of "Art Worlds" and "Social Types" by Howard S. Becker (1977), the notions of "place" and "space" by Michel de Certeau (1984), the contributions of Pierre Bourdieu (1989) in "The Forms of Capital" and the Michel Foucault’s biopower concept (1970) from his book "History of Sexuality vol. I ". This article aims to show the theoretical and methodological path followed during the investigation about the representations of concert music and its dissemination through the experience of professionals that work in public and private institutions, on what this experience could open the possibility of a discussion among several spaces of interaction, including the virtual space. The professional researcher trajectory acquires relevance to a reflective thought on the partially achieved results.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.