A formação dos educadores musicais atuantes nas ONGS de Mossoró/RN – Amplificar

A formação dos educadores musicais atuantes nas ONGS de Mossoró/RN

Resumo

Há alguns anos a área da educação musical vem refletindo sobre a diversidade de espaços e possibilidades de atuação do professor de música. Entre esses múltiplos contextos de atuação, encontra-se o terceiro setor que é formado por Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam nas mais diversas áreas do campo social com múltiplas finalidades. Buscando contribuir com as reflexões sobre a formação do professor de música que atua em ONGs, esse trabalho tem como objetivo analisar qual a formação dos educadores musicais atuantes nas ONGs de Mossoró/RN focalizando nas dimensões relacionadas ao: grau de instrução; formação inicial e continuada em cursos de graduação e pós-graduação; concepções sobre sua formação inicial em música e experiências artísticas e profissionais. Para concretização dessa pesquisa foi realizado um censo com 14 educadores musicais atuantes em 11 ONGs do município de Mossoró cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (COMDICA). O instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário aplicado com os 14 educadores musicais. Os resultados demonstram que educadores musicais que atuam nessa realidade possuem um grau de escolaridade que varia desde ensino fundamental incompleto ao mestrado. Todos eles possuem vasta experiência artística, atuando como músicos na cidade, sendo que a metade desses educadores é licenciada em música, ou estão cursando licenciatura em música, e a outra metade, possuem outras formações, muitas delas adquiridas em instituições do terceiro setor. Alguns desses educadores apontam algumas lacunas presente na formação inicial obtida no curso de licenciatura em música.

The Formation of Music Teachers who work in Ngos of Mossoró/ RN

A few years ago the area of music education has reflected on the diversity of spaces and possibilities for action music teacher. Among these multiple contexts of activity, is the third sector that is formed by Non-Governmental Organizations (NGOs) working in several areas of the social field with multiple purposes. Seeking to contribute to the discussions on the formation of the music teacher who works in NGOs, this article aims to analyze which formation of active music educators in NGOs from Mossoró/RN focusing on related dimensions: level of education; initial and continuing education in undergraduate and graduate; conceptions about his initial training in music and art and professional experiences. To achieve this a census survey with 14 active music educators in the city of 11 NGOs registered in Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) end Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). The data collection instrument used was a questionnaire applied to 14 music educators. The results demonstrate that music educators working in this reality have an educational level ranging from incomplete elementary school to master. All of them have extensive experience in art, acting as musicians in the city, with half of these educators are graduates in music, or are studying degree in music, and the other half have other formations, many of them acquired in third sector institutions. Some of these educators some point in this initial training obtained in degree course in music gaps.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.