A escolha do repertório no ensino coletivo de instrumentos: uma experiência vivida no Projeto “Orquestra de Violões nas Escolas” – Amplificar

A escolha do repertório no ensino coletivo de instrumentos: uma experiência vivida no Projeto “Orquestra de Violões nas Escolas”

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento e propõe-se a investigar quais têm sido os resultados musicais alcançados por meio de ensino coletivo de instrumento – Violão –, nas escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo, desenvolvido através do projeto “Orquestra de Violões nas Escolas”. Esta proposta de Educação Musical é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (SEDU) em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santos (FAMES), vem sendo desenvolvida desde o ano de 2012 e já existem ações relevantes realizadas, como por exemplo, a apresentação de um grupo integrado por cerca de 400 alunos das cinquenta e uma escolas estaduais envolvidas nesta proposta, tocando violão simultaneamente, no fim do ano de 2013. O foco desta pesquisa é o repertório ensinado/praticado durante as aulas/ensaios da “Orquestra de Violões”, acompanhado de sua análise, a fim de examinarmos os critérios adotados para a escolha desse repertório. A análise será realizada a partir dos conceitos de significado musical “inerente e delineado” apresentados por Lucy Green (2012), e neles baseado refletiremos de que maneira a execução de um repertório de interesse dos alunos tem influenciado diretamente o desempenho musical dos estudantes e sua motivação para continuar aprendendo o instrumento. As considerações apontadas neste estudo são frutos de observações e reflexões do autor deste trabalho que espera estimular o debate a respeito de tema, já que se constata um número pequeno de publicações sobre o assunto, e contribuir para a consolidação do ensino de música nas escolas de educação básica.

Pick of the Handbook on Education Group of Instruments: a Lived Experience in Project "Orchestra of Guitars in Schools"

This work is part of a research in progress and it is proposed to investigate what have been the results achieved through musical  collective teaching instrument - guitar - in the schools of the state public school of the Espírito Santo, developed through the "Guitar Orchestra in Schools" project. This proposal for Music Education is an initiative of the State Department of Education (SEDU) in partnership with the Faculty of Music of the Espírito Santo (FAMES), has been developed since the year 2012 and there are already relevant actions taken, such as the presentation of an integrated for about 400 students from fifty-one state schools involved in this proposal, simultaneously playing guitar at the end of the year 2013. The focus of this research group is the repertoire taught/practiced during classes/rehearsals of "Orchestra guitars ", accompanied by his analysis in order to examine the criteria used to choose this repertoire. Theanalysis will be performed based on the concepts of musical "inherent and delineated" presented by Lucy Green (2012) meaning, and based on them will reflect how the execution of a repertoire of student interest has directly influenced the musical performance of students and their motivation to continue learning the instrument. The considerations outlined in this study are the result of observations and reflections of the author of this work that hopes to stimulate debate about the subject, since it finds a small number of publications on the subject, and contribute to the consolidation of music education in schools basic education.

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