A criatividade como foco na Educação Musical: um panorama das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro – Amplificar

A criatividade como foco na Educação Musical: um panorama das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro

Resumo

O presente texto apresenta parte de minha dissertação de mestrado,2 especificamente o recorte que diz respeito à revisão bibliográfica de teses e dissertações brasileiras que versam sobre criatividade, publicadas entre os anos de 2000 e 2013. Assim, o intuito deste artigo é o de investigar como a criatividade tem sido abordada no campo da pesquisa em Educação Musical. A metodologia utilizada baseou-se na busca pelos termos criatividade, criação, improvisação e composição, a partir de títulos, resumos e palavras-chave em bancos virtuais de armazenamento de teses e dissertações. Com base na realização desse levantamento, apresento uma listagem com os trabalhos encontrados e a análise produzida sobre os dados coletados, apresentando um panorama atual do estado das pesquisas desenvolvidas no Brasil e contribuindo para o desenvolvimento de um campo de estudo consistente sobre a criatividade no ensino e aprendizagem de música. Uma das questões constatadas é que, para a Educação Musical, a criatividade é constantemente vista tão somente como sinônimo de criação musical (improvisação ou composição), enquanto que o próprio termo criatividade, em si mesmo, pouco é encontrado ou enfatizado nas pesquisas relacionadas. Apesar de algumas dessas investigações reconhecerem que a criatividade pode abranger outros fazeres musicais além da criação, nenhum dos trabalhos encontrados teve como foco questões que poderíamos identificar como ‘apreciação criativa’ ou ‘performance criativa’. Reconhecemos também a necessidade de uma maior ampliação do diálogo entre a Educação Musical e as demais áreas de conhecimento humano, sobretudo a Psicologia, que tem se dedicado a estudos bastante abrangentes sobre a temática da criatividade.

Creativity as Focus in Music Education: a Panorama of Research developed in the Brazilian Context

This paper presents part of my master thesis, specifically with regard to the literature review of Brazilian’s doctoral and master thesis that deal with creativity, published between the years 2000 and 2013. Therefore, the aim of this article is to investigate how creativity has been addressed by the research field of Music Education. The methodology is based on the search terms for creativity, creation, improvisation and composition, from titles, abstracts and keywords on Internet. Based on this survey, I present a list with the works found and an analysis on the collected data, showing an overview of the current state of research in Brazil and contributing to the formation of a consistent field of study on creativity in teaching and musical learning. One of the issues found is: for Music Education, creativity is often seen only as a synonym for music creation (improvisation or composition), while the term creativity itself there is not much found or emphasized in related searches. Although some of these investigations recognize that creativity can encompass other musical skills beyond creation, none of the works focused on issues that we could identify as ‘creative appreciation’ or ‘creative performance’. We also recognize the need for further expansion of dialogue between Music Education and other areas of human knowledge, especially Psychology, which has been dedicated to fairly extensive studies on the subject of creativity.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.