A bimusicalidade na relação entre universidade e favela: reflexões sobre uma experiência etnomusicológica em uma favela brasileira – Amplificar

A bimusicalidade na relação entre universidade e favela: reflexões sobre uma experiência etnomusicológica em uma favela brasileira

Resumo

Este trabalho apresenta parte da análise sobre o material etnográfico acumulado ao longo dos últimos 6 anos de pesquisa junto ao Grupo Arautos do Gueto, na favela do Morro das Pedras, Belo Horizonte. Nestes seis anos de pesquisa, que abrangem a Iniciação Científica, Mestrado e uma parte do Doutorado, a observação participativa combinada às pesquisa ação e extensão universitária, vem sendo o procedimento adotado. As reflexões aqui apresentadas articulam o material etnografado com as noções de musicalidade como habilidade não ontológica e sim socialmente apreendida de expressão através organização de sons; linguagem e sistema musicais como frutos dos processos sócio-históricos de desenvolvimento da musicalidade em cada sistema cultural; bimusicalidade como habilidade em apreender um segundo sistema (idioma) musical distinto do sistema materno; as diferenças de linguagem entre os sistemas musicais euro ocidental, dominante na universidade brasileira, e o afro-brasileiro, dominante na maioria das favelas e outras regiões do Brasil; as discussões pós-colonialistas que tratam das disparidades socioculturais em ex-colônias como continuação histórica das disparidades na relação entre colonizador e colonizado; a disparidade de poder entre o etnomusicólogo brasileiro e as comunidades brasileiras onde este empreende pesquisa, e a bimusicalidade como recurso do etnomusicólogo formado pela universidade brasileira onde o sistema musical hegemônico é o euro ocidental e que vai às favelas e comunidades onde o sistema musical hegemônico é outro. Concluo refletindo como, no caso da pesquisa em andamento, a bimusicalidade é apontada como um recurso importante do processo pedagógico e para amadurecimento da relação entre universidade e favela.

The Bi Musicality In The Relationship Between University And Slum: Theoretical Reflections on the Ethnomusicological Experience in a Brazilian Slum

This article presents part of the analysis about the ethnographic material that has been brought together in the last 6 years of research with “Grupo Arautos do Gueto”, in Morro das Pedras slum, Belo Horizonte. These six years of research embodies Scientific Initiation, Master Degree and part of Doctoral Degree. The participatory observation combined with the research action and university extension has been the procedure adopted. The reflections presented here connect the ethnographic material with the sense of musicality such as the non-ontological but socially acquired ability of expression throughout the organization of sounds; language and musical systems as products of social-historical process of development of musicality in each cultural system: “bi-musicality” as the ability to develop a second musical system (language) different from the native system; the differences in language between the musical systems from the Western Europe, dominant in Brazilian Universities and the Afro-Brazilian, dominant in most slums and other parts of Brazil; the postcolonialists discussions that deal with sociocultural disparities in former colonies as the historical continuation of the disparities in the relationship between the colonizer and the colonized; the disparity in power between the Brazilian ethnomusicologists and the Brazilian communities where they work, and the “bi-musicality” as a resource for a ethnomusicologist that graduated in a Brazilian university where the hegemonic musical system is from the Western Europe and then goes to the slums and communities where there is another musical system. As a conclusion, the article presents a discussion about how the “bi-musicality”, in the case of this research, is pointed out as an important resource for the pedagogical process and for the advancement of the relationship between the university and the slum.

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