A Pragmática da construção do gosto musical – Amplificar

A Pragmática da construção do gosto musical

Resumo

O presente artigo é um recorte da investigação em andamento produzida no campo da Educação Musical intitulada “Jovens violinistas e a pragmática do gosto: A construção do gosto pela música” e traz o debate teórico que localiza o objetivo da pesquisa: compreender a construção do gosto pela música no dia a dia de convívio dos jovens violinistas e violistas com a música, instrumentos e tantos outros mediadores. Para a interpretação dos dados, apoiei toda a investigação na teoria do gosto do sociólogo da música Antoine Hennion, professor e diretor do CSI - Centre de Sociologie de I’Innovation de I’École de Mines Paris Tech, traçando uma linha de compreensão entre a mediação, reflexividade e a performance musical. Para tanto, recorri a procedimentos etnográficos como observação participante, diários de campo, entrevistas semiestruturadas, observações das práticas musicais desses jovens e registros audiovisuais. De outubro de 2014 a junho de 2015 interagi com dez jovens (nove violinistas e um violista) entre 11 e 24 anos, estudantes da EMESP Tom Jobim e instrumentista da OJESP – Orquestra Jovem do Estado de São Paulo nas atividades desenvolvidas por eles como: aulas individuais, aulas de música de câmara, “grupos coletivos” de instrumentos, ensaios da OJESP, nos concertos e recitais dos jovens participantes da pesquisa. Por meio das reflexões do referencial teórico com a interpretação de dados obtidos no trabalho de campo, como análise das “playlists”, das observações e entrevistas destaco nas considerações alguns aspectos como a experiência da escuta musical e seu papel na construção do gosto pela música.

Pragmatics of Construction of Taste in Music

The present article is an excerpt of the ongoing investigation produced in the field of music education entitled "Young violinists and pragmatic taste: The construction of the taste for music" and brings the theoretical debate that finds the research objective: to understand the construction of taste the music in day to day living of young violinists and violists with music, instruments and many other mediators. For data interpretation, I supported all research in the theory of music like the sociologist Antoine Hennion, professor and director of CSI - Centre de Sociologie R 'Innovation of I'École of Mines Paris Tech, drawing a line between understanding mediation, reflexivity and musical performance. To do so, resorted to ethnographic procedures such as participant observation, field diaries, semi-structured interviews, observations of the musical practices of these young people and audiovisual records. From October 2014 to June 2015 interacted with ten young people (nine violinists and violist) between 11 and 24 years, students EMESP Tom Jobim and instrumentalist of OJESP - Youth Orchestra of the State of São Paulo in the activities developed by them as: classes individual, chamber music classes, "collectives" of instruments, assays OJESP and concerts and recitals of research participants young. Through the reflections of the theoretical framework with the interpretation of data obtained in the field work, such as analysis of "playlists", remarks and highlight interviews in consideration some aspects such as the experience of music listening and their role in building a taste for music.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.