A Improvisação Livre como ferramenta pedagógica no Movimento Escola Moderna – Amplificar

A Improvisação Livre como ferramenta pedagógica no Movimento Escola Moderna

Resumo

O presente artigo consiste em um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “A música na Pedagogia Freinet: diálogos com a Educação Musical do século XX”, desenvolvida entre 2012 e 2014, no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de São Paulo. A investigação tratou da educação musical no Movimento Escola Moderna, iniciado em 1920 pelo educador francês Célestin Freinet (1896 – 1966), buscando compreender como esta área se desenvolveu no interior do referido movimento e quais seriam seus possíveis pontos de convergência e divergência com algumas propostas de educação musical amplamente difundidas no século XX. Neste trabalho, apresento um resumo da trajetória de Célestin e do Movimento, com vistas a aproximar esta abordagem pedagógica e os leitores da área da educação musical. Em seguida, discorro brevemente sobre três conceitos freinetianos que direcionam as atividades escolares às práticas criativas, a saber: trabalho, livre expressão e tateamento experimental. Por fim, apresento um dos resultados obtidos com a pesquisa: a centralidade da improvisação livre e sua defesa como importante ferramenta pedagógica. Para tanto, relaciono características da prática da improvisação livre em contextos educacionais com os conceitos freinetianos supracitados e exponho alguns exemplos de produção dos professores do movimento, oriundos de documentos analisados na fase final da pesquisa.

Free Improvisation as a Pedagogical Tool in the Modern School Movement

This article is part of a master research entitled “Music in Freinet Pedagogy: dialogues with music education of twentieth century”, developed between 2012 and 2104 at the University of São Paulo. The research dealt with the musical education in Modern School Movement, started in 1920 by the French educator Célestin Freinet (1896–1966), intending to understand how this area has developed within this movement and what are this possible points of convergence and divergence with some proposals widespread in the music education field in twentieth century. In this paper, I present a summary of the trajectory of Célestin and his Movement, trying to approach this pedagogical proposal to the music education area. Then I discourse briefly on three concepts that link the school activities with creative practices, namely: work, free expression and enquiry-based learning. Finally, I present one of the results obtained from the research: the centrality of free improvisation and its defense as an important educational tool. In order to do so, I related characteristics of the practice of free improvisation in educational contexts with the Freinet’s concepts and expose some examples of the teachers’ movement production, obtained from documents examined in the final stage of the research.

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