A Implementação de Cursos de Licenciatura em Música: um estado do conhecimento – Amplificar

A Implementação de Cursos de Licenciatura em Música: um estado do conhecimento

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da Universidade de Brasília – UnB e tem como objetivo aproximar-se da produção de conhecimento acerca da criação/implementação de cursos de licenciatura (formação inicial de professores) em música por meio das teses e dissertações dos Programas de Pós-graduação. O interesse deu-se a partir da inserção da autora como docente no curso de Licenciatura em Música recentemente implementado na Universidade do Estado do Amapá e sua participação no processo de construção do Projeto Político Pedagógico e organização do currículo desta licenciatura. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada nos estudos sobre Estado da Arte e Estado do Conhecimento que buscam conhecer sobre determinado tema, selecionando um determinado período de tempo e, consequentemente, submetidos a uma organização sistemática e analítica. Apesar do reduzido número de trabalhos encontrados - apenas 15 estudos entre teses e dissertações, verificou-se que a temática se mostra atual, onde revelaram-se diferentes resultados em relação a implementação da licenciatura/formação de professores e entre estes resultados, destacaram-se: as problemáticas em torno da formação do professor atuante na licenciatura, a articulação entre as disciplinas técnico-científicas, as disciplinas pedagógicas, com as peculiaridades da educação básica, há ainda indicação de uma proposta de inovação curricular, pautada na interdisciplinaridade. Assim, este estado do conhecimento se estabelece como ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa de mestrado sobre a Implementação de Cursos de Licenciatura em Música, com intuito de trazer contribuições para a Licenciatura em Música estudada e para a pesquisa em Educação Musical.

The Implementation Degree Courses in Music: a State of Knowledge

This article presents partial results of a Master research that has been developed in the Graduate Program Music in Context at the University of Brasilia - UNB and aims to meet the production of knowledge about the creation / implementation of degree courses (initial teacher training programs) in music through theses and dissertations of Graduate Programs. Interest occurred from the insertion of the author as a lecturer in the Bachelor's Degree in Music recently implemented in Amapa State University and her participation in the construction process of the Pedagogical Political Project and organization of the curriculum of this course. Theoretical support is anchored in studies on State of the Art and Knowledge State who seek to know better about a particular subject, selecting a certain period of time and therefore subject to systematic organization and analysis. Despite the selection of just 15 studies of theses and dissertations, it found is a thematic show current, where were revealed different results regarding the implementation of the degree/teacher training. There is as problematic around the formation of the acting teacher in degree, an articulation as technical disciplines scientific as educational disciplines, as with peculiarities of basic education, there is indication, a proposal for curricular innovation, based on interdisciplinary. So, this state of knowledge established as a starting point for the development of master's research on the undergraduate programs Implementation of Music, aiming to bring contributions to the Bachelor of Music and studied for Research in Music Education.

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