Análise de conteúdo no contexto da pesquisa em performance musical: a metacognição como objeto de análise – Amplificar

Análise de conteúdo no contexto da pesquisa em performance musical: a metacognição como objeto de análise

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar a análise de conteúdo como ferramenta metodológica para trabalhar com dados escritos advindos de entrevistas com músicos performers. O contexto da pesquisa principal busca compreender os processos metacognitivos envolvidos nas práticas de músicos de alto nível, a partir da identificação das variadas interfaces que integram a construção da performance musical. O método aplicado para a construção deste artigo foi uma revisão bibliográfica sobre análise de conteúdo e metacognição voltada para a pesquisa em música, e também um pequeno levantamento sobre pesquisas na área de performance musical que tem utilizado a analise de conteúdo como ferramenta metodológica.

Content analysis in musical performance research context: the metacognition as analysis object

This article aims to address the content analysis as a methodological tool to work with data obtained from interviews with musical instrumentalists. This research seeks to understand the metacognitive processes involved in high-level musicians practices, from the identification of the various interfaces that integrate the construction of musical performance. The method used to construct this article was a review on the literature about content analysis and metacognition focused on research in music, and also a small survey of research in musical performance area that has used the content analysis as a methodological tool.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.