A percepção temporal de trechos musicais contemporâneos por adolescentes músicos e não músicos: estudo comparativo entre a França e o Brasil – Amplificar

A percepção temporal de trechos musicais contemporâneos por adolescentes músicos e não músicos: estudo comparativo entre a França e o Brasil

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento que se propõe a aplicar no Brasil um experimento realizado na França durante a pesquisa de doutorado intitulada A percepção estrutural e temporal de trechos musicais contemporâneos pelos adolescentes músicos e não músicos, visando observar os efeitos das diferentes estruturas musicais da corrente musical minimalista sobre a percepção temporal de adolescentes músicos e não-músicos, e comparar os resultados entre os dois países. As principais etapas da tese serão brevemente descritas a fim de justificar os seguintes procedimentos: a escolha da temática sobre o tempo, sobre os trechos musicais, definir os procedimentos composicionais utilizados suscetíveis a alterar a percepção da duração pelos participantes, apresentar o experimento elaborado e comentar os resultados obtidos na França. A partir disso, serão discutidas as expectativas acerca dos resultados a serem obtidos no Brasil. Os resultados observados nos jovens franceses demonstram que somente certos procedimentos utilizados pelos compositores minimalistas têm um efeito sobre a percepção das estruturas musicais e sobre a estimativa de sua duração, e que tanto os jovens músicos quanto aos não-músicos possuem a mesma percepção da duração dos trechos musicais. Será que a diversidade cultural influenciaria nos resultados desse experimento? Este projeto de pesquisa reaplicará o experimento acima descrito no Brasil.

This paper presents a research in process which proposes the application of a experiment in Brazil, first realized at France during the doctorate research intitulated The structural and temporal perception of musical contemporaries excerpts for musicians and non musicians teenagers, which the aim was to observe the effects of different musical structures of the minimalist movement on musicians and non musicians teenagers temporal perception, and to compare the results between the two countries. The main stages of the these will be briefly described to justify the following procedure: the choice about the temporal thematic, the about choice the musical excerpts, to define the compositional procedures used that can alter the teenagers perception of duration, present the experiment developed and comment the results obtained in France. From this, the expectation of the results that will be obtained in Brazil will be discussed. The results observed with the French teenagers showed that only a few procedures used by the minimalist composers had an effect on the musical structures perception and on the duration estimation. Moreover, the results showed that the young musicians, as well as the non musicians, have the same perception of the musical excerpts duration. Could the cultural diversity influence the results of this experiment? This research project will apply in Brazil the experiment described above.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.