A influência do gesto na performance em percussão: Análise fatorial de correspondências sobre dados experimentais – Amplificar

A influência do gesto na performance em percussão: Análise fatorial de correspondências sobre dados experimentais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados conclusivos das análises dos dados recolhidos do experimento “Sensação de continuidade de um trecho musical” (CHAIB et. al. 2012) através da técnica estatística Análise Fatorial de Correspondências (AFC). O objetivo principal dessa análise foi o de observar e constatar, através dos índices estatísticos, a influência do gesto na transmissão de sensações de continuidade, suspensão e conclusão captadas por um indivíduo sobre a performance em percussão. Os resultados aqui apresentados permitem ao intérprete percussionista delinear uma prática performativa onde a gestão dos gestos corporais tornam-se fundamentais para a construção da sua performance. Através das observações dos resultados poderemos perceber como a relação cognitiva, sensorial e perceptiva entre o performer e o espectador não podem ser ignoradas, correndo-se o risco de comprometer a qualidade do resultado performativo final. Uma vez alcançado o objetivo principal , será possível generalizar os resultados em performances realizadas sobre os mesmos moldes das apresentadas no experimento.

The Influence of Gesture on the Percussive Performance: Correspondence Factorial Analysis under Experimental Data

This paper presents the conclusive results of data analysis collected from the experiment "Sensation of continuity of a musical excerpt" (CHAIB et. al. 2012) through the statistical technique Correspondences Factorial Analysis (CFA). The goal of this analysis was to observe and verify, through statistical indices, the influence of gesture in conveying sensations of continuity, suspension and conclusion taken by the audience about the percussive performance. The results presented here allow the percussionist follow a performativity practice where the managing body gestures become fundamental for the construction of its performance. Through the observations of the results we can see how the cognitive relationship, sensorial and perceptual between the performer and the audience cannot be ignored, thus running the risk of compromising the quality of the performance’s final result. Once achieved the main goal will be possible to generalize the results in performances conducted on the same lines presented in the experiment.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.