A experiência de fluxo na prática e estudo cotidiano do violão em alunos iniciantes – Amplificar

A experiência de fluxo na prática e estudo cotidiano do violão em alunos iniciantes

Resumo

Este texto tem como escopo a apresentação de uma pesquisa em andamento cujo objetivo principal é investigar os elementos presentes no estudo e prática cotidiana do violão que podem conduzir o estudante deste instrumento a experimentar um maior envolvimento, determinação e satisfação durante seu estudo e prática, ou seja, elementos que podem conduzi-lo à experiência de fluxo. A teoria do fluxo tem sido considerada referencial significativo para o estudo e prática musical, por tratar de processos que denotam aspectos relacionados à experiência vivida por indivíduos altamente motivados e envolvidos em seus afazeres. Para a obtenção de informações sobre o fluxo durante a prática e estudo cotidiano do violão em alunos iniciantes, um questionário será aplicado para estudantes de diferentes escolas e conservatórios de Curitiba. Os dados serão organizados e analisados sob a luz da literatura que trata do fluxo, ensino aprendizagem musical e pedagogia do instrumento. As informações obtidas poderão gerar constatações proveitosas ao trabalho reflexivo de professores de violão, assim como, servir como base para o desenvolvimento de metodologias de ensino do instrumento embasadas em estratégias e conceitos apresentados na teoria do fluxo.

The flow experience in the daily practice of guitar in beginner students

This text is scoped to the submission of an ongoing study whose main objective is to investigate the elements present in the study and daily practice of the guitar which can lead a student of this instrument to experience a greater involvement, determination and satisfaction during their study and practice, elements that can lead to the experience of flow. The theory of flow has been considered significant for the study and practice of music reference for dealing with processes that denote aspects related to the experience of highly motivated and involved in their affairs individuals. To obtain information on the flow during practice and everyday guitar beginners study, a questionnaire will be applied for students from different schools and conservatories in Curitiba . The data will be organized and analyzed in the light of the literature that deals with the flow, teaching pedagogy and learning musical instrument. The information obtained will generate fruitful work of the reflective guitar teachers findings, as well as serve as a basis for the development of teaching methodologies of the instrument based on solid strategies and concepts presented in the theory of flow.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.