A escuta da mídia: um estudo sobre a percepção de sons e música – Amplificar

A escuta da mídia: um estudo sobre a percepção de sons e música

Resumo

O presente artigo apresenta uma investigação sobre a percepção de sons e música no nosso cotidiano, tendo como base os conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica estabelecidos por Murray Schafer no Canadá e aprofundados por Marisa Fonterrada, no Brasil. Além de analisar o modo como essa percepção se dá a nível cognitivo e psicológico, afetando as pessoas até no âmbito emocional, consideramos a influência dos meios de comunicação de massa na produção e reprodução sonoro musical. Em nossa pesquisa, constatamos que a escuta consciente dos sons e a prática da memorização musical - que há de ser importante principalmente no âmbito do estudo da Música - tende a ser cada vez menos exercida rotineiramente pelas pessoas, tendo em vista que estas passam a dar cada vez menos atenção às informações sonoras que as rodeiam nos espaços físicos extremamente ruidosos que frequentam, ou restringem sua audição a músicas pré-selecionadas em seus próprios aparelhos eletrônicos de difusão musical - como IPods e MP4s. Fundamentando esta discussão, este trabalho traz ainda os resultados de uma pesquisa realizada na Internet com músicos e não-músicos a respeito da percepção sonora cotidiana, além da interpretação dessas informações sonoras, em especial o que é veiculado nos rádios e TVs: a música da mídia, que apesar de tão presente na nossa paisagem sonora, chega a passar despercebida, sobretudo por uma porção da sociedade que detém de um mínimo de formação musical.

Listening to the media: a study on the perception of sounds and music

This paper presents an investigation into the perception of sounds and music in our everyday lives, based on the concepts of soundscape and acoustic ecology established by Murray Schafer in Canada and deepened by Marisa Fonterrada in Brazil. Besides analyzing how this perception occurs in a cognitive or psychological way also affecting people on the emotional scope, we considered the influence of the mass media in producing and reproducing of sound and music. In our research, we found that the habit of listening to the sounds consciously and also the practice of musical memorization (which is especially important in the study of music) tends to be exercised less routinely by the people due to their less attention to information related to sounds in the extremely noisy spaces that surround them, or their own restriction of hearing the songs pre-selected on their electronics like iPods and MP4s. Aiming to further substantiate this discussion, this work also brings the results of a survey applied on the Internet with musicians and non-musicians about their everyday perception of sound and also their interpretation of sound information, especially what is aired on radios and TVs: the music from the media, that even though is so close in our soundscape, it goes unnoticed, especially by a portion of society that has a minimum of musical training.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.