A comunicação de nuances da emoção triste em Ponteios de Camargo Guarnieri: Relações entre a estrutura musical e recursos expressivos segundo a percepção de estudantes universitários – Amplificar

A comunicação de nuances da emoção triste em Ponteios de Camargo Guarnieri: Relações entre a estrutura musical e recursos expressivos segundo a percepção de estudantes universitários

Resumo

A presente investigação teve como objetivo geral investigar a comunicação das nuanças da emoção triste em ponteios de Camargo Guarnieri através das relações entre a estrutura musical e recursos expressivos. O delineamento metodológico foi de natureza qualitativa e quantitativa. Para cada Ponteio, foram escolhidos dois termos que traduzissem nuanças dessa emoção. A amostra foi constituída de estudantes de música em nível graduação e pós-graduação (N = 63) pertencente aos cursos da UFRGS. A coleta de dados empregou um questionário por escolha forçada, onde os participantes indicaram a emoção percebida. O estímulo foi a performance integral, ao vivo, de cada Ponteio. A abordagem qualitativa envolveu uma entrevista semiestruturada por estimulação de recordação com sete pianistas universitários, visando a reflexão tanto sobre as terminologias escolhidas para cada Ponteio, como sobre as decisões interpretativas. Os resultados demonstraram que o grau de comunicação emocional com base nos termos escolhidos apresentou dispersão na população investigada. Porém, levando em conta os recursos estruturais e expressivos concebidos pela intérprete, a incidência dos termos percebidos pelos estudantes universitários e os níveis relativos de atividade e valência, os Ponteios puderam ser classificados em termos relativos de graus de tristeza.

The communication of sadness emotion nuances in Camargo Guarnieri's Ponteios: Relationships between musical structure and expressive resources according to university students' perception

The present research aimed at investigating the relationships between musical structure and expressive resources manipulated in the planning of the interpretation of four Ponteios from Camargo Guarnieri bearing explicit indications of the emotion Sadness, for the communication of this emotion in the performance. The methodological design was quali-and quantitative. The interpretation of the Ponteios 11, 31, 36 and 41 was constructed aiming at communicating the emotion Sadness, based on musical interpretative analysis and the structural and expressive aspects associated to the communication of this emotion, according to the literature. For each Ponteio, two terms that might translate the nuances of this emotion were chosen. Sample was constituted of music undergraduate and graduate students (N=63) from UFRGS. Data sampling employed a questionnaire by forced choice. The stimulus was the whole piece live performance. The qualitative approach involved a semi-structured stimulated recall interview with seven students, aiming at thinking both on the chosen terms as well as on the interpretative choices. The results have demonstrated that the degree of emotional communication, based on the chosen terms, presented dispersion. Taking into account the structural and expressive resources conceived by the performer, the incidence of the terms perceived by the university level students and the relative levels of activity and valence, the Ponteios could be classified in terms of relative degrees of Sadness.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.