A técnica violonística: Um estudo das convergências e divergências nos métodos de ensino no decorrer da história do violão – Amplificar

A técnica violonística: Um estudo das convergências e divergências nos métodos de ensino no decorrer da história do violão

Resumo

O estudo da técnica violonística tem a finalidade de fornecer ferramentas capazes de possibilitar a expressão musical. A presente pesquisa investigou as distintas linhas de condutas técnicas contidas nos métodos para violão que consideramos tradicionais. O intuito principal foi identificar os pontos divergentes e convergentes entre os métodos, bem como elucidar elementos e conceitos que influenciaram diretamente as atitudes atuais frente ao instrumento. Para tanto, este trabalho compreende três capítulos: o primeiro consiste na exposição das alterações estruturais no violão que intervieram no surgimento de novas abordagens técnicas, bem como em um levantamento histórico-bibliográfico acerca dos métodos para guitarra do século XVII, XVIII e XIX. O segundo capítulo identifica e discute os principais elementos que caracterizam as propostas de cada método. No último capítulo, discutimos os resultados a partir dos embasamentos teóricos, das considerações concernentes às possibilidades de execução e distinções colhidas através do estudo dos métodos. O emprego de uma ótica comparativa nos possibilita observar que os fatores que acentuam as convergências ou divergências entre os métodos são amplos, influenciados principalmente pela filosofia didática que cada um adota. Verificamos, ainda, que as divergências acentuam-se na medida em que comparamos os métodos espanhóis com os italianos.

Study of classical guitar technique aims at providing enabling tools to musical expression. This research investigated the different techniques in the traditional guitar methods. Our main objective was to identify the diverging and converging characteristics among such methods, as well as to elucidate elements and concepts that directly influenced the current approaches towards the instrument. For this purpose, the paper encompasses three chapters: the first one is about the structural changes in the guitar which interfered in the dawn of new technical approaches. It also presents a historical and bibliographical survey on classical guitar techniques from the 17th, 18th and 19th centuries. The second chapter identifies and discusses the main distinguishing elements of each method’s suggestions. In the last chapter, we analyse the results by using the theoretical background previously discussed, the considerations concerning to the performance possibilities and the differences learnt throughout the study of the methods. By comparing all those elements, we were able to observe that the convergences or divergences emphasizing factors among the methods are wide, being specially influenced by the didactic philosophy in each one. Eventually, we verified that the divergences are highlighted as we compare the Spanish to the Italian method.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.