Dá meu Danoninho pra eu virar herói: encantamento e persuasão no jingle
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias dos textos. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este artigo, que permeia as disciplinas propaganda, música e filosofia, objetiva encontrar uma possível relação entre a simbologia do herói e o jingle Me Dá Danoninho, do fabricante de iogurtes Danone, por meio da análise da letra e do texto musical, e observar se esse simbolismo caracteriza finalidades de encantamento e/ou persuasão. Para atingir esses objetivos, a análise será feita sob a luz da semiótica da cultura, justamente por tratar-se de simbolismo e significação. A análise da letra e do texto musical não se limitará aos aspectos explícitos apresentados no jingle, mas também àqueles que ofereçam a possibilidade de relacioná-los ao simbolismo do herói. A relevância deste artigo está na possibilidade de se encontrar na propaganda cantada aspectos simbólicos do herói, comumente usados na propaganda impressa, e apontar se essa simbologia é usada como persuasão, com intenção clara de convencimento, ou também como encantamento, contribuindo para a sedução.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.