Gestos, sons e experiências musicais: cinco estudos simples para violão – Amplificar

Gestos, sons e experiências musicais: cinco estudos simples para violão

Resumo

A partir de um estudo realizado com os alunos da disciplina de prática instrumental I (violão) do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará, esta pesquisa, que se encontra em fase de realização, reflete sobre o processo de elaboração e aplicação de cinco estudos para violão compostos tomando como referência teórica a noção de “mudança de metáfora” desenvolvida por Keith Swanwick (2003). Ao analisarmos alguns métodos para violão, como os de Pujol (1971), Carlevaro (1979) e Pinto (1982), percebemos que estes priorizavam aspectos puramente fisiológicos, anatômicos e mecanicistas, ou seja, cuidados com posturas corretas, observações da anatomia muscular, determinação dos ângulos de ataque dos dedos nas cordas, etc. Diferentemente dessas abordagens, os cinco estudos que estamos elaborando contemplam elementos relevantes para o campo da educação musical, considerando a música como expressão criativa que mobiliza instâncias que se estendem para além do som, privilegiando as dinâmicas gestuais e expressivas durante a execução dos alunos.

Gestures, Sounds and Musical Experiences: Simple Five Studies for Guitar

From a study fulfilled with students of Instrumental Practice I (guitar) of the Music Course of Federal University of Ceará, this research, which is being carried out, reflects on the process of elaboration and implementation of the five studies for guitar compounds with reference to the theoretical notion of "change of metaphor" developed by Keith Swanwick (2003). By analyzing some methods for guitar, such as Pujol (1971), Carlevaro (1979) and Pinto (1982), it was realized that they prioritized purely physiological, anatomical and mechanistic aspects, ie care with correct postures, observations of the anatomy muscle, determination of the angles of attack of the fingers on the strings, etc. Unlike these approaches, the five studies that we are developing include relevant elements to the field of musical education, considering music as creative expression that mobilizes instances that extend beyond the sound, emphasizing the expressive and gestural dynamics whilethe students ́s performance.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.