Formação dos professores de música na jornada ampliada de Sobral: uma experiência na formação continuada em serviço – Amplificar

Formação dos professores de música na jornada ampliada de Sobral: uma experiência na formação continuada em serviço

Resumo

O presente estudo trata de um relato de experiência vivenciado na formação continuada de professores que atendem crianças nas oficinas de música do município de Sobral-CE. Estas oficinas fazem parte do Projeto Escola Viva, inserido dentro do Programa Jornada Ampliada deste município. Os professores que participam desta formação possuem diferentes níveis de conhecimentos sobre teorias e práticas musicais, entretanto, apresentam poucas experiências na prática pedagógica. O objetivo desta formação é ampliar os conhecimentos pedagógicos e musicais dos professores que trabalham no Projeto Escola Viva. Os encontros acontecem uma vez por mês, na segunda-feira, nos turnos manhã e tarde neste município durante um ano. Metodologicamente, utiliza-se leituras de textos, vídeos, slides, sobre os conteúdos abordados, visando à aplicação dos estudos nas práticas em sala de aula: jogos rítmicos, canto e prática de flauta doce. Os relatos apresentados são positivos quanto aos fazeres musicais na escola e quanto a estruturação e organização dos planos de aula. No entanto, relataremos por considerarem esta formação insuficiente, desejando mais encontros por mês.

Sobral's jornada ampliada music teachers instruction: an experience in continuing education in service

The present study is a report of the experience lived in the continuing education of teachers who instruct children in music workshops in the city of Sobral-CE. These workshops are part of Escola Viva Project, inserted in Jornada Ampliada Program. The teachers who took part in the formation have different levels of knowledge about musical theory and practice, however little pedagogic experience and the aim of this training is to enlarge that experience. The meetings has been taking place for a year, once a month, on Monday morning and afternoon. Texts reading, videos, slides, rhythm games, singing and flute practicing are presented as methodology that can be used in the future in the classrooms. The teachers presented positive feedback about pedagogical methodology, structure and organization of the project. However, they also informed the insufficiency of this formation and demand more periodical meetings.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.