Formação do educador musical: uma proposta transdisciplinar no currículo das Licenciaturas em Música – Amplificar

Formação do educador musical: uma proposta transdisciplinar no currículo das Licenciaturas em Música

Resumo

Depois de participar de algumas formações sobre Transdisciplinaridade, comecei a refletir a respeito da sua aplicabilidade na educação musical. A partir dessas formações surgiu a necessidade de se buscar por uma prática docente mais integrada e contextualizada às necessidades dos educandos e de como isso iria refletir no cotidiano de cada um. Surgiram então, alguns questionamentos: Quais seriam os objetivos do ensino de música na perspectiva das propostas transdisciplinares e seus possíveis desdobramentos na formação dos educadores musicais. Quais os saberes, os conhecimentos, os métodos e as práticas abordados atualmente nos currículos dos Cursos de Licenciatura em Música que poderiam ajudar na formação dos alunos egressos nessa ótica transdisciplinar? Para tentar responder estes questionamentos realizamos esta pesquisa que tem como objetivo analisar o processo de formação do educador musical a partir de uma proposta pedagógica curricular transdisciplinar, levando em consideração os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Música nas Universidades Públicas Estadual e Federal de Fortaleza no Ceará. A metodologia se caracteriza como um estudo de casos múltiplos e os sujeitos foram quatro professores que participaram do processo de criação e de formulação da matriz curricular dos Cursos de Licenciatura em Música nas duas universidades pesquisadas.

Curriculum of the undergraduate courses in music of UECE and UFC of Fortaleza-CE

The objective of this research was to analyze the process of capacitation of musical educators with the perspective of a transdisciplinary pedagogical approach, taking into account the curricular matrix of the courses of musical habilitation in the Federal and State Universities in Fortaleza. To these considerations we discus the work of authors that deal with transdisciplinar proposals in curricula, such as Morin (2000), Nicolescu (2000), Libâneo (2005), Moraes (2008), and Nascimento (2008). The methodology is qualitative, based on multiple case studies, using the fundamentals of Bogdan and Biklen (1994), Gómes (1996), Stake (1998), André (2005), Peres e Santos (2005), Yin (2005), Beaud e Weber (2007) e Gil (2009). The data was collected from the Political Pedagogical Projects of the above mentioned Musical Courses, as well as from interviews with the teachers that worked in the development of these curricular matrixes. The results show some possibilities and applications of transdisciplinary proposals in curricula, and its implications in the formations of musical educators.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.