Considerações sobre mudanças curriculares em uma escola de educação profissional em música – Amplificar

Considerações sobre mudanças curriculares em uma escola de educação profissional em música

Resumo

A Escola de Música da UFPA, instituição com 50 anos de existência, tem passado recentemente por reflexões sobre seu papel frente à comunidade à qual atende. Estas têm destacado a importância de a escola compreender a própria situação, buscando um perfil institucional condizente com a realidade atual e considerando as perspectivas que se anunciam. Entretanto, tal busca mostra-se bastante complexa ao se constatar algo como uma identidade múltipla na instituição, que envolve, dentre outros, aspectos como a tradição do ensino conservatorial (resultante dos antecedentes históricos da constituição da escola), o perfil acadêmico (próprio da vinculação à universidade), as questões do âmbito da educação profissional (determinações legais, complexidade da relação educação/trabalho e perspectivas atuais de expansão) e as orientações atuais da educação musical (em geral questionadoras dos modelos tradicionais do ensino de música). Este trabalho, resultante de uma tese de doutorado de enfoque qualitativo, tece algumas considerações acerca de mudanças curriculares na instituição, consideradas necessárias, mas altamente complexas. A pesquisa fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e documental sobre o histórico da referida escola, currículo, legislação da educação profissional e orientações atuais da educação musical. Apontam-se, dentre os principais resultados: a importância da temática do currículo, a necessidade de aprofundamento das discussões sobre a formação profissional de músicos em escolas especializadas e a urgência de maior presença política da área da música nas discussões da educação profissional. Espera-se que as considerações feitas possam ser de interesse para instituições em situação semelhante, bem como favorecer maior discussão da formação profissional em música no contexto da educação musical.

Considerations about curricular changes in a professional music school

EMUFPA (Universidade Federal do Pará School of Music), an institution with 50 years of existence, has recently passed by reflections on the role it has before the community it serves. The discussions in this sense have highlighted the importance for the school to understand its own situation, in search of an institutional profile coherent with the contemporary reality, considering the perspectives that are being announced. However, the pursuit of this profile appears to be quite complex when one perceives something like a multiple identity in the institution, which involves, among others, aspects such as the conservatorial teaching tradition (resulting from historical antecedents of the school constitution), the academic profile of teaching, research and extension (proper of the connection with the university), questions concerning the scope of professional education (legal determinations, complexity of relationship between education and work and perspectives of its expansion) and the current guidelines of music education (which, in general, question the traditional models of music teaching). This paper, resulting from a doctoral thesis of qualitative approach, brings some considerations about curricular changes in the institution, considered necessary, but rather complex. The investigation is based on bibliographical and documental research on the history of EMUFPA, curriculum, laws of professional education and current orientations of music education. Among the main results, are pointed: the importance of the curriculum issue, the need for deepening the discussions on the professional training of musicians in specialized schools and the urge for a more meaningful presence of the music field in the discussions of professional education. It is hoped that these considerations may be of interest to institutions facing a similar situation, as well as support further discussions on professional music orientation in the context of music education.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.