Casa Caiada: formação humana e musical em práticas percussivas colaborativas – Amplificar

Casa Caiada: formação humana e musical em práticas percussivas colaborativas

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado sobre o tema central: processo contínuo de formação humana e musical dos integrantes do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na UFC, criou-se em 2008 um projeto de extensão do curso de licenciatura em música da UFC denominado pela sigla GMPACC, tendo a coordenação do Prof. Dr. Erwin Schrader e sob minha regência a partir de 2009. O grupo possui como proposta oferecer uma formação humana e musical através das práticas percussivas em contexto colaborativo, principalmente, para jovens das escolas públicas do bairro de Messejana. Desta forma, pude indagar sobre o que caracteriza e como acontece o processo contínuo de formação humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC) sob uma perspectiva de Educação Musical no período dos anos de 2009 a 2012. Para realização desta pesquisa têm-se como suporte teórico autores como Prass (2004) e Schrader (2011), com pesquisas sobre percussão e educação musical, trazendo uma perspectiva sobre processos formativos educacionais. A metodologia abordada foi qualitativa e com o delineamento de estudo de caso. Os instrumentos de coleta dos dados foram o levantamento bibliográfico, acesso a documentos e aplicação de entrevistas. Assim, este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisou o processo contínuo de formação humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC).

Whitewashed House: human formation and percussive musical collaborative practices

This research has a its central theme the continuous process of the human and musical education of the members of “Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC)” {Academics of the Whitewashed House Percussion Music Group [AWHPMG]}. At CFU (Ceará Federal University) an extension project was created in 2008 to the CFU's Musica HND Course Khow by the initials AWHPMG, under the co-ordenation of Prof. Dr. Erwin Schrader and conducted by me since 2009. The group has as its objective to offer a human, musical and artistic education through percussion activities in a collaborative contex, especially for young people of the state schools of the Messejana neighbourhood. This way, I could inquire about what features and how does the ongoing process of human and musical permanent members of the GMPACC (UFC) from the perspective of music education during the years 2009-2012. For this research have been theoretical support authors like Prass (2004) and Schrader (2011), with research on percussion and music education, bringing a perspective on educational training processes. The methodology was qualitative and addressed with the design of the case study. The instruments for data collection were the literature, access to documents and interviews application. Thus, this article presents the results of research that examined the ongoing process of human formation and the permanent members of the musical GMPACC (UFC).

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.