Atuação profissional de licenciados em música em escolas específicas: um estudo com egressos da Universidade Federal de Pernambuco – Amplificar

Atuação profissional de licenciados em música em escolas específicas: um estudo com egressos da Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

No contexto atual, o sistema educacional é identificado como principal meio de se desenvolver social, cultural e economicamente, o que torna a educação e, consequentemente, a formação do professor, um campo de grandes desafios. Por isso, a formação de docentes tem sido tema constante de investigação, apontando, assim, para a caracterização do perfil profissional do professor, inclusive na área de Música (Huberman, 2007; Araújo, 2006, entre outros). A partir dessa contextualização, este trabalho teve como objetivo geral investigar o perfil dos alunos egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no que se refere à atuação profissional e, como objetivos específicos, identificar quais são os espaços de atuação dos egressos, as motivações que determinaram a escolha do campo de atuação, e analisar se houve alteração nessa motivação após a aprovação da Lei nº 11.769/2008. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco egressos do curso que atuam em quatro escolas específicas de música da Região Metropolitana do Recife. Com o estudo empírico foram aprofundadas as seguintes questões: tempo de atuação profissional; qualidade de trabalho; formação continuada; remuneração salarial; e ciclo de vida profissional. Dentre os resultados, verificamos que a busca pela capacitação não ocorre na UFPE, o que nos leva a uma reflexão sobre o papel da universidade na formação continuada, tanto na pós-graduação lato sensu quanto na strictu sensu. Além disso, a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica, segundo os egressos, indica boas perspectivas para o mercado de trabalho que nunca foi tão valorizado.

Professional performance of music teachers: a study of students graduated in Music Teaching Course of Federal University of Pernambuco

In the current context, the educational system is identified as the primary means to develop socially, culturally and economically which makes education – and teacher training, consequently – a field of great challenges. Therefore, the training of teachers has been a constant theme of research, pointing thus to characterize the professional profile of the teacher, including in the area of Music (Huberman, 2007; Araújo, 2006, among others). This work aimed at investigating the professional profile of students graduated in Music Teaching Course of Federal University of Pernambuco (UFPE). The specific objectives aimed at identifying those performance spaces of graduates, motivation for the choice of the field of activity, and to examine whether there were changes in such motivation after the adoption of Law No. 11.769/2008. Semi-structured interviews were carried out with five graduates who work at four specific music schools in the Metropolitan Area of Recife. Data showed the following issues: time of professional work, work quality, continuous development, rates of pay, and professional lifecycle. Among the results, we found that the quest for empowerment does not occur at university, which leads us to reflect on the role of the university in continuous development in both lato sensu and strictu sensu post-graduation courses. Moreover, according to the graduates, compulsory music teaching in Primary and Secondary Education indicates good prospects for the labor market which has been more valued than it used to.

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