A utilização do clarineo em classes infantis de clarineta – Amplificar

A utilização do clarineo em classes infantis de clarineta

Resumo

O presente trabalho trata de uma reflexão acerca dos aspectos que envolvem a aprendizagem da clarineta com crianças a partir dos seis anos durante as etapas iniciais do aprendizado musical. Este artigo é parte da pesquisa de mestrado que estuda a iniciação da clarineta em um projeto de extensão universitária. O objetivo principal foi verificar a possibilidade da utilização de clarinetas ergonomicamente adaptadas para crianças, especificamente o clarineo. Por meio de revisão bibliográfica, foram abordadas questões sobre a iniciação instrumental infantil em instrumentos como piano, violino, flauta transversal e clarineta. Como conclusão, propõe-se uma reflexão sobre as possibilidades a aprendizagem da clarineta em uma perspectiva da educação musical contemporânea.

This paper is a reflection about the aspects that involve learning the clarinet with children from six years during the early stages of learning music. This article is part of the master's research studying the initiation of clarinet at a university extension project. The main objective was to verify the possibility of using clarinets ergonomically adapted for children, specifically clarineo. Through literature review, questions were raised about child initiation instrumental in instruments such as piano, violin, flute and clarinet. In conclusion, we propose a reflection on the possibilities of learning clarinet from a perspective of contemporary music education.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.