A importância da interdisciplinaridade de áreas de estudo aplicada a voz e a técnica vocal – Amplificar

A importância da interdisciplinaridade de áreas de estudo aplicada a voz e a técnica vocal

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa em andamento sobre voz e suas patologias realizada por uma equipe multidisciplinar de profissionais (fonoaudiólogo, otorrino e professor de canto). A ideia surgiu a partir da necessidade de nortear e capacitar professores de técnica vocal sobre exercícios específicos que podem ou não serem executados no conteúdo programático de suas aulas ao se depararem com alunos com quadro patológico vocal. O trabalho foi desenvolvido a partir da reunião de materiais selecionados sobre o assunto, tais como dicas, orientações e noções básicas de ordem patofisiológica, anatômica, fisiológica que abordem sobre o comportamento vocal dos diferentes distúrbios, dentre outros assuntos inerentes. Os referenciais teóricos da pesquisa são autores como: Marta Andrada, Silvia Pinho, Mara Behlau. A metodologia aplicada tem sido a catalogação de materiais diversos, com o intuito de montar um manual para assessorar, conscientizar e capacitar o trabalho técnico do professor de canto. Portanto, o que se pretende com os resultados esperados além do manual, é conscientizar os professores de canto, de que a técnica vocal não é só vocalizar sons, cantar e trabalhar repertório, mas, também ter um básico conhecimento sobre voz e patologia distinguindo o tipo de técnica adequada nesse processo de ajustes laríngeos do aluno, para não prejudicá-lo no processo de reabilitação vocal. Nessa condição, entende-se por treinamento vocal a realização de exercícios selecionados para fixar os ajustes motores necessários à reestruturação do padrão de fonação alterado (Behlau & Pontes,1995).

The importance of Interdisciplinary areas of study applied the Voice and Vocal technique

This work is the result of an ongoing research on voice and its pathologies performed by a multidisciplinary professional (audiologist, otolaryngologist and singing teacher). The idea came from the need to guide and train teachers in vocal technique on specific exercises that may or may not run on the syllabus for their classes when faced with students with pathological vocal. The work was developed from the meeting of selected materials on the subject, such as tips, guidelines and basics of order pathophysiological, anatomical, physiological addressing on the vocal behavior of different disorders, among other issues involved. The theoretical framework of the research are as authors: Marta Andrada, Silvia Pine, Mara Behlau. The methodology has been applied to the cataloging of various materials, in order to mount a manual to assist, educate and empower the technical work of the singing teacher. Therefore, what is required in addition to the expected results of the manual is to educate teachers of singing, vocal technique that is not only vocalize sounds, singing and working repertoire, but also have a basic knowledge of voice pathology and distinguishing proper technique in this type of process adjustments laryngeal student, not to harm you in the process of vocal rehabilitation. In this condition, the following definitions apply to vocal training exercises selected to fix the motor adjustments necessary to restructure the pattern of phonation changed (Behlau & Bridges, 1995).

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.