A categoria “crítica” e seus usos na pesquisa em educação musical: considerações a partir do materialismo histórico e dialético – Amplificar

A categoria “crítica” e seus usos na pesquisa em educação musical: considerações a partir do materialismo histórico e dialético

Resumo

O objetivo do presente trabalho é discutir os usos da categoria “Crítica” no contexto das pesquisas sobre Educação Musical, de maneira a compreender algumas de suas implicações político-ideológicas. O referencial teórico adotado é o marxismo. Concluímos que, do ponto de vista da análise da sociedade capitalista, a citada categoria desdobra-se em críticas da parcialidade e críticas da totalidade social, cada uma com implicações próprias, e identificamos a necessidade da elaboração de mais investigações a partir da análise da totalidade social.

The aim of this work is to discuss the uses of the category “Critique” among researches on Music Education, in order to comprehend some of its political-ideological implications. The theoretical reference adopted is marxism. We conclude by affirming that, from the point of view of the analysis of capitalist society, the aforementioned category folds into the critique of parciality and the critique of social totality, each one with its own implications, and thus we identify the need to elaborate more researches from the perspective of the critique of social totality.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.