A prática deliberada e a preparação técnico-interpretativa dos alunos do curso de bacharelado em música da UFJF
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Resumo
A proposta do presente trabalho consiste na descrição e reflexão sobre o conceito de prática deliberada, segundo Ericsson et al (1993), e a aplicação de seus princípios pelos estudantes de graduação em música da Universidade Federal de Juiz de Fora. Após a revisão de alguns dos principais tópicos sobre o tema, apresenta-se uma discussão sobre os dados levantados a partir de entrevistas e diários de estudos preenchidos pelos alunos. Em conclusão, salienta-se a importância do conhecimento sobre os aspectos procedimentais dessa prática como forma de otimização do tempo de estudo.
Deliberate Practice and the Technical/Interpretative Music Construction of Undergraduate Students of UFJF’s Bachelor in Music
This article is intended to describe and reflect on the concept of deliberate practice, according to Ericsson et al (1993), and the application of its principles by undergraduate music students at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). After reviewing some of the main topics on this subject, I present a discussion on the data collected from interviews and practice notebooks completed by UFJF students. As a preliminary conclusion, the study stresses the importance of knowing the procedural aspects of this practice as a way of optimizing study time.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.