A interpretação na improvisação: uma compreensão inicial a partir da performance de “Luiz Eça Trio” na música “Samba de uma nota só” apresentada no programa “Jazz Brasil”, em 1990 – Amplificar

A interpretação na improvisação: uma compreensão inicial a partir da performance de “Luiz Eça Trio” na música “Samba de uma nota só” apresentada no programa “Jazz Brasil”, em 1990

Resumo

Este artigo busca uma compreensão inicial da interpretação na improvisação a partir de uma análise da performance de “Luiz Eça Trio” na música “Samba de uma nota só”, apresentada no programa “Jazz Brasil”, em 1990. Neste artigo, será analisada a importância da interpretação na improvisação, como ela alimenta um improviso, e como uma interpretação é carregada de influências e como essas influências se refletem nas escolhas do músico que a executa. Os procedimentos de análise são baseados em transcrições feitas a partir do vídeo, o que revelou uma fusão das linguagens erudito e popular. O presente trabalho propõe que se busque uma compreensão maior sobre este tema.

The Interpretation in Improvisation: an Initial Comprehension of the Performance of Luiz Eça and Trio, of "One Note Samba" Song, Presented at “Jazz Brazil” Program, in 1990

This article seeks an initial understanding of the interpretation in improvisation from an analysis of the performance of “Luiz Eça Trio”, of "One Note Samba" song, presented at “Jazz Brazil” program, in 1990. In this article, it will be analyzed the importance of interpretation in improvisation, how it supplies an improvisation, how an interpretation is loaded of influences and how these influences are reflected in the choices of the musician who performs it. The analysis procedures are based on transcripts made from the video, which revealed a fusion of scholar and popular languages. The present work proposes to seek a greater understanding on this topic.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.